Cartório ganha novo endereço e mais servidores

SERVIÇO PÚBLICO

Cartório ganha novo endereço e mais servidores

Primeira semana após reabertura do cartório de registro de imóveis teve predomínio de clientes com protocolos em andamento. No início do mês, trabalhos em antiga unidade haviam sido suspensos pela Justiça

Por

Cartório ganha novo endereço e mais servidores
Estabelecimento passou a atender na rua Tiradentes, número 436, sala 102, junto ao prédio da Caixa Econômica Federa. Crédito: Ed Moreira
Estrela

Regularizar as demandas atrasadas e esclarecer dúvidas da comunidade foram as principais ações na reabertura em expediente externo do Cartório de Registro de Imóveis de Estrela e Colinas. Desde a última sexta-feira, 17, o estabelecimento atende na rua Tiradentes, número 436, sala 102, junto ao prédio da Caixa Econômica Federal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Os serviços ficaram paralisados, por mais de 10 dias, devido à interdição no antigo prédio por parte do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). A retomada aconteceu sob administração do interventor Everton Helfer de Borba. “A minha função é de imparcialidade e tem como objetivo administrar a serventia durante o processo de intervenção”, explica. O prazo é de 90 dias, prorrogáveis por mais 30.

De acordo com Borba, as novas instalações aconteceram por ter detectado a necessidade de dobrar o quadro de funcionários “para conseguir atender as demandas” de Estrela e Colinas. “Por isso, foi necessário buscar um espaço maior”, justifica. Foram sete novos contratados, alguns iniciando no serviço de registro de imóveis.

“Estamos formando e qualificando a equipe, então vamos precisar da paciência e compreensão da comunidade nos primeiros dias”, atenta.

A mudança de endereço, entretanto, seria inevitável. Segundo Borba, o prédio da rua Ernesto Alves é de “sistema misto”, ou seja, com instalações anexas pertencentes ao responsável pela antiga serventia.

Procura “dentro do esperado”

Para Borba, a primeira semana de expediente externo foi de “muita procura”, porém “dentro do esperado”. A maioria dos atendimentos foram a clientes “com protocolos em andamento” e interessados em “sanar dúvidas dos procedimentos” a partir da mudança do cartório. “Ainda há muita demanda represada, está muito trabalhoso”, avalia.

A expectativa é da demanda de trabalho ser normalizada de forma gradativa. “Em um futuro próximo será possível normalizar os serviços e suprir as necessidades da comunidade”, assegura Borba, ao garantir suficiência da equipe formada pelos novos contratados e os servidores da gestão anterior, que foram mantidos. Ainda, para Estrela, ele trouxe quatro oficiais substitutos de sua confiança, considerados “peças chaves” no período de intervenção.

Responsável titular do Cartório de Registros Públicos de São Sebastião do Caí, Borba está em sua primeira experiência como interventor e não concedeu informações sobre as investigações do TJ. “O processo corre em sigilo de justiça”.

Site e telefone

Com a mudança de endereço, o cartório passa ter um novo número de telefone para contato: (51) 3712-9272. O site do órgão está disponível para os usuários: www.riestrela.com.br.

Petição

Nesta semana, o vereador Valderes da Rosa (PSD) abriu uma petição favorável a mudança permanente na administração do Cartório de Registro de Imóveis de Estrela e Colinas.

“O objetivo é colher o maior número de assinaturas pela troca definitiva dos responsáveis”, argumenta, ao revelar apoio de 105 pessoas e mais de 5 mil visualizações em três dias de ação digital.
Segundo Rosa, a petição é motivada pelo retorno positivo da comunidade em relação aos serviços prestados pela equipe interventora em uma semana de reabertura do estabelecimento.

“Vimos bons resultados, mais agilidade e melhor atendimento em comparação aos que tínhamos na antiga serventia”, comenta. A petição objetiva colher de 500 a mil assinaturas digitais até 31 de julho. “O documento será apresentado à corregedoria de Justiça, em Porto Alegre”, complementa Rosa.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais