A harmonia necessária para um projeto transformador

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

A harmonia necessária para um projeto transformador

Por

Encantado acerta, e muito, em moldar o desenvolvimento do Cristo e do seu entorno com equilíbrio entre o que já vive no morro das Antenas e o que está chegando. Até aqui, as decisões e ações conversam entre si e projetam um futuro ordenado para o projeto turístico. Sabe-se que o apetite dos investidores é grande para explorar a área de 1,4 mil hectares que forma o morro onde está instalado o Cristo Protetor.

Ao passo que o monumento tomou projeções mundiais, “cresceu o olho” – para o bem e para o mal – de quem está ávido em se aproveitar dos turistas que serão atraídos até o Cristo. O que se viu ao longo destes mais de dois anos de projeto em execução, é que o município de Encantado, seja pelo poder público, seja pela Associação Amigos do Cristo, está conseguindo preservar a característica do local sem afugentar investidores. Pelo contrário, consegue integrar as duas coisas a ponto de construir uma identidade singular e inédita para o espaço.

O levantamento sobre a fauna e a flora, que aponta a existência de dezenas de animais do bioma da Mata Atlântica vivendo nos arredores do Cristo, mostra a riqueza natural existente. Não haveria de ser ignorado este patrimônio, que requer a intervenção humana na preservação. Até porque, os macacos, jaguatiricas, tatus e demais animais estiveram por lá bem antes de nós. Se de um lado, um diagnóstico do meio biótico indicou a necessidade de pensar na harmonização e exploração correta do lugar, o município costura e atrai investimentos vultuosos.

O anúncio da instalação de um hotel da rede Laghetto, aos pés do Cristo Protetor, é uma das etapas mais simbólicas depois que os braços do Cristo foram içados, há pouco mais de um ano. Isso não diminui a importância dos outros investimentos em pousadas e restaurantes que foram feitos nos últimos meses, mas é inegável que o anúncio da construção do hotel Laghetto consolida este projeto que toma novas proporções a cada dia.

Crédito: Divulgação

É empolgante ver a transformação regional e as oportunidades que se abrem em torno do turismo do Vale. A Laghetto é uma das principais redes hoteleiras do sul do país, com atuação marcante na Serra Gaúcha. Ela vem ao Vale do Taquari ocupar um espaço aberto diante da falta de hotéis em determinadas regiões, como é o caso de Encantado e toda região alta.

A empresa ainda não detalha prazos e datas para o início das obras, mas as imagens do projeto arquitetônico que já circulam desde sexta-feira são suficientes para deixar em polvorosa a cidade de Encantado e, por consequência, toda a região.

MATURIDADE – A proposta da instalação do hotel é parte integrante do Complexo do Cristo Protetor, cujo projeto do Plano Diretor está na câmara de vereadores. É imperiosa a avaliação e o debate por parte do Poder Legislativo, a fim de contemplar as diferentes nuances e impactos que o projeto virá a ter. Não menos importante que isso, é o parlamento local entender seu papel nesta discussão.

Ergue-se, uma vez mais, a necessidade de um debate técnico, com viés desenvolvimentista em vez de uma discussão político-eleitoreira. O momento que Encantado atravessa é espetacular, e é importante que todos os agentes – públicos e privados – tenham ciência do papel que têm neste processo de transformação.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais