Deslizamento causa o bloqueio da VRS-811 pela segunda vez em 45 dias

Rodovia

Deslizamento causa o bloqueio da VRS-811 pela segunda vez em 45 dias

Trecho no 4,7 km cedeu com as fortes chuvas e com a elevação do Forqueta. Engenheiros aguardam volta do tempo seco para reformas no local

Por

Deslizamento causa o bloqueio da VRS-811 pela segunda vez em 45 dias
Daer projeta a reconstrução do aterro. Serviço pode durar cerca de dez dias e afetar o cronograma da obra. Crédito: Gabriel Santos
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), bloqueou ontem, 23, o tráfego de veículos no km 4,7, da VRS-811, estrada que liga Arroio do Meio e Travesseiro pelos distritos de Forqueta e Linha Cairu. A interdição aconteceu devido a um deslizamento de aterro no trecho provocado pelas fortes chuvas que atingiram a localidade e a elevação do rio Forqueta.

O mesmo ponto no km 4,7 foi bloqueado no dia 26 de abril. Após a reconstrução e drenagem com pedras no local o Daer liberou o trecho por completo no dia 16 de maio. Ontem, engenheiros estiveram no local verificando a situação repentina e formas de liberar o trânsito.
No local será feito a recomposição do aterro. Além disso, à 20 metros do incidente foram identificadas rachaduras no solo, que podem resultar em novos deslizamentos.

Conforme o Daer, os serviços iniciam assim que o tempo permitir e deve durar cerca de dez dias. Além de reconstruir o aterro, a autarquia prevê a construção de uma tubulação de 1 metro de diâmetro para facilitar o escoamento da água da encosta até o rio, pois isso teria motivado novos deslizamentos.

Enquanto isso, a orientação é que os motoristas utilizem rotas alternativas como a estrada de Cairu Fundos acessada nas proximidades do comercial Weissheimer, passando pela Estrada em Linha São Luiz até o Clube Esportivo Travesseirense. Outra possibilidade é o caminho por Marques de Souza pela BR-386 e a ERS-130 em Arroio do Meio.

Conforme o superintendente regional do Daer, Fabiano Pereira, a instabilidade climática motivam os incidentes e isso prejudica o cronograma das obras de asfaltamento no trecho de 6 quilômetros entre os dois municípios. A previsão é de concluir a obra até dezembro, o investimento total na rodovia é de R$ 13 milhões.

As obras iniciaram em outubro de 2021. Até então foram realizadas detonações e a construção de galerias. Entre os quilômetros 3,8 e 9,6 da rodovia, houve o alargamento da plataforma da estrada.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais