Após quase seis décadas, freis deixam paróquia de Lajeado

FIM DO CICLO

Após quase seis décadas, freis deixam paróquia de Lajeado

Administração e atendimentos aos fiéis da São Cristóvão serão devolvidos à diocese. Novo pároco deve assumir trabalhos em julho. Até o fim do ano, congregação franciscana também deixa a comunidade de Pouso Novo

Por

Após quase seis décadas, freis deixam paróquia de Lajeado
Mais de 3,5 mil famílias integram a paróquia São Cristóvão, de Lajeado. Novo pároco assume em julho. Crédito: Felipe Neitzke
Vale do Taquari

Novos trabalhos missionários e a redução do número de frades motivam a retirada gradual dos freis franciscanos no Vale do Taquari. A decisão impacta na gestão de uma das tradicionais paróquias de Lajeado.

Com mais de 3,5 mil paroquianos, a administração da São Cristóvão será devolvida à diocese de Santa Cruz do Sul. A última missa dos freis está marcada para 26 de julho, durante a celebração de ação de graças. Um novo responsável será indicado no próximo mês.

De acordo com o vigário geral, padre Leandro José Lopes, a diocese prepara a distribuição de padres para que possam dar o devido atendimento religioso e espiritual às comunidades vinculadas à paróquia. “Iniciamos as tratativas para definir quem ficará à frente dos serviços, mas sem definições no momento”, reforça.

A retirada dos freis na região também impacta a comunidade de Pouso Novo. A projeção da província São Francisco de Assis é que no fim do ano a diocese volte a assumir os trabalhos desta paróquia. A atuação dos frades será mantida em Boqueirão do Leão, Marques de Souza (Vila Fão), Progresso e Taquari.

Trajetória dos freis

Os moradores do bairro São Cristóvão, antes vinculados com a paróquia Santo Inácio, decidiram em setembro de 1963 criar um núcleo por conta da distância com a matriz.

A ata de fundação da paróquia foi conduzida pelo padre Jacob Érico Schmitz. Com a aprovação dos fiéis e apoio da Mitra houve a aquisição de uma área e imóvel de madeira onde foram celebradas as primeiras missas.

Na ocasião também ficou definido o ingresso dos freis franciscanos. O primeiro pároco, Lucas Corbellini, assumiu em dezembro de 1963. Passados 58 anos, chega ao fim uma era de trabalho e dedicação dos frades na paróquia que dentre suas iniciativas promove a tradicional festa e procissão do padroeiro São Cristóvão.

Hoje atuam na paróquia os freis Elvaldo Teipel, Paulo Maia e Pedro Bruxel. Antes da despedida, eles conduzem a missa com os demais frades do Vale do Taquari. Conforme o frei Paulo, natural de Pouso Novo e que está em Lajeado faz seis meses, é momento de avançar para outras missões e auxiliar comunidades que mais precisam.

“Nós temos essa vocação de auxiliar aqueles que mais precisam. Percebemos que a paróquia São Cristóvão está muito bem estabelecida, com boas lideranças, movimentos de cursilhos e pastorais. Chegou a hora seguir em frente e atuar em outras comunidades.”

Reorganização

O ministro da província, frei Marino Rhoden, destaca que a mudança não é repentina e fez parte de reflexão durante assembleia em 2019 no convento São Boaventura, de Daltro Filho, em Imigrante.

Ele aponta ainda a redução do ingresso na congregação e o envelhecimento de freis como fatores para uma reorganização. “O RS sempre foi um celeiro de novos freis e outros religiosos. Percebemos que as famílias estão cada vez menores e isso também reflete na diminuição do trabalho religioso.”

Nova etapa

Para o coordenador da paróquia, Alexandre Ewald, a decisão da ordem franciscana chegou com surpresa à comunidade. “Como bons cristãos nos cabe aceitar e seguir o trabalho. Além da Matriz, são seis capelas e mais de 3,5 mil paroquianos para atender.”

Como legado, Ewald destaca o envolvimento comunitário. “Ainda não sabemos quem vai substituir os freis, mas acreditamos que é uma renovação importante, uma nova etapa em nossas vidas.”

Reestruturação dos freis no Vale

Onde permanecem

Boqueirão do Leão

Progresso

Marques de Souza (Vila Fão)

Taquari

Diocese assume paróquias

Lajeado

Pouso Novo


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais