“Terra dos biscoitos”. É assim que o município quer se caracterizar a partir da aprovação do Plano Municipal do Turismo. A apresentação do material ocorreu nesta semana, na câmara de vereadores. O avanço dos projetos no segmento dependia da formalização do planejamento estratégico.
O plano tem o objetivo de estruturar o turismo em Westfália. E o conselho do setor identificou a oportunidade de aproveitar o fluxo regional de desenvolvimento turístico
para se preparar. “Em nível mundial houve uma queda brusca, mas os destinos que não tem tanto público ganharam visibilidade”, explica o presidente Lucas Schwarz.
A ideia principal foi avaliar a situação do município, ao fazer um diagnóstico do cenário. “Precisávamos de um raio-x que nos ajudasse a prospectar o futuro. Será o nosso guia para trabalharmos o turismo na cidade ao longo dos próximos anos”, destaca Schwarz.
Forças e fraquezas
No plano, foram detalhados pontos positivos e negativos na análise da condição atual do município. Itens diretamente ligados ao turismo são aspectos a evoluir, de acordo com o documento. A falta de serviço para transporte de passageiros e de meios de hospedagem
foram citados.
Por outro lado, o calendário de eventos e a existência de um folder de divulgação
em três idiomas são consideradas potencialidades.
“Terra do Biscoito”
As principais áreas turísticas apontadas no plano são as belezas naturais e arquitetônicas, e a cultura germânica, de acordo com o presidente. E o destaque no setor alimentício foi lembrado ao desenvolver um slogan para Westfália.
“Temos um potencial muito grande com o biscoito, com cerca de 10 empresas localizadas no município, e não havíamos visto nada semelhante”, afirma. Conhecida também como a
“Terra do Sapato de Pau”, devido ao dialeto típico da região, o plano acrescenta a apresentação de “Terra do Biscoito”, oferecendo destaque a uma das virtudes econômicas
da cidade.
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