Governo define local de nova parada na Benjamin

TRANSPORTE URBANO

Governo define local de nova parada na Benjamin

Ponto escolhido fica ao lado de antiga sede da Unimed. Desde o ano passado, com retirada de antigo abrigo, usuários reclamam da ausência de proteção e bancos. Situação foi levada ao Ministério Público

Por

Governo define local de nova parada na Benjamin
Imagem mostra modelo de parada a ser construída na avenida Benjamin Constant, próximo à esquina com a Pinheiro Machado. Crédito: Divulgação
Lajeado

Um ano após a retirada do antigo abrigo, o governo municipal definiu o local exato do novo ponto de ônibus da avenida Benjamin Constant, no Centro da cidade. A área escolhida fica ao lado da antiga sede Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, no trecho entre as ruas Pinheiro Machado e Saldanha Marinho.

A definição foi tomada com base em opiniões técnicas da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Departamento de Trânsito, Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) e Expresso Azul, concessionária do transporte coletivo de Lajeado. “Prevaleceu o interesse comunitário”, destaca o secretário Giancarlo Bervian.

Desde que a parada antiga foi retirada, na frente do INSS, o ponto de ônibus foi realocado de forma provisória junto à travessa Pedro Kreutz. Porém, sem proteção e bancos, tornou-se alvo de críticas de usuários. O caso chegou até o Ministério Público, que encaminhou ofício ao Executivo e pediu esclarecimentos e providências.

A mudança para o novo ponto ocorrerá no próximo domingo em que não houver possibilidade de chuva. O edital de licitação será lançado na próxima semana e contempla também outros sete abrigos. Os locais escolhidos exatos não foram informados pelo Executivo. O investimento total será de R$ 265 mil.
Sem concordância

O local escolhido era, desde o começo, a primeira opção do Executivo. Mas causou divergências. Em novembro de 2021, uma assembleia de condomínio do Edifício Centro Médico, onde funcionou a Unimed até a década passada, rejeitou a instalação da parada de ônibus.

Neste ano, em março, em reunião no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, houve nova tentativa de definir o ponto, sem sucesso. Depois, o Executivo chegou a buscar outras alternativas até bater o martelo em definitivo, por entender que aquele é o local mais adequado.

Com a resposta encaminhada por Bervian, o promotor Sérgio Diefenbach determinou que se aguardem 30 dias para verificar se o problema foi solucionado.

Sinalização

Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner, a instalação do novo ponto de ônibus vai resultar na eliminação de até seis vagas de estacionamento no lado direito da avenida. O local receberá sinalização específica para melhorar a segurança do trecho.

A esquina com a Pinheiro Machado tem sido ponto de acidentes nos últimos meses. “Esses acidentes ocorrem por infrações de trânsito. A maioria deles é por motoristas que não obedecem ao semáforo, que querem aproveitar o sinal amarelo. E também os que estão mexendo no celular”, detalha.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais