Filó integra comunidades e valoriza a cultura italiana

Cultura

Filó integra comunidades e valoriza a cultura italiana

Gastronomia, música e confraternização marcam a retomada do evento no município. Programação ocorre dia 22 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Junho de 2022 às 17:37

Filó integra comunidades e valoriza a cultura italiana
Após dois anos, comissão retoma evento tradicional de Nova Bréscia. Crédito: Divulgação
Nova Bréscia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O tradicional Filó Italiano tem data para ocorrer. Este ano, ocorre em 22 de julho, a partir
das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, no centro da cidade. “Faremos um Filó bem à moda antiga, onde as pessoas poderão confraternizar, fazer novos amigos, lembrar e compartilhar as histórias do passado”, destaca a extensionista social da Emater, Fernanda Zambiasi.

O evento é retomado após dois anos e traz novidades. Conforme Fernanda, o diferencial está na parte artística/cultural e também na culinária. “Não teremos nenhum grupo musical, quem animará o Filó serão os gaiteiros e violonistas da comunidade, que serão acompanhados pelos professores Charles Balestro e Felipe Fussinger. O objetivo é valorizar quem é da nossa terra”, explica.

A polenta mole, com molho e queijo será a atração principal da culinária oferecida aos participantes pela comissão organizadora, composta pela administração municipal, Secretaria de Agricultura e Emater RS/Ascar.

“Além da polenta haverá outras comidas que integram a gastronomia italiana. Em troca, solicitamos que cada família traga um prato típico para ser compartilhado com os demais. Este será o ingresso para participar do nosso Filó”, pontua.

Com a participação ativa da comunidade nos eventos realizados pelo município e sendo essa edição a que marca a retomada do Filó, a comissão organizadora estima atrair um grande público para esse dia.

“Será uma noite muito agradável e divertida. Com os pratos típicos e cantorias será possível resgatar as tradições do passado para mantermos vivas nos dias atuais”, conclui.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais