Chuva persiste e eleva preocupação de cheia

Avanço das Águas

Chuva persiste e eleva preocupação de cheia

Nível do Rio Taquari atingiu cota de atenção na tarde de ontem em Muçum e Encantado. Defesa Civil monitora afluentes e deixa equipes de prontidão. Acumulados em 48 horas superam 100 milímetros nas áreas de cabeceiras

Por

Chuva persiste e eleva preocupação de cheia
Defesa Civil de Arroio do Meio promoveu melhorias para alinhar sistema de medição do nível do Rio Taquari. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Institutos de meteorologia mantém previsão de chuva com risco de temporais isolados entre hoje e amanhã. Até podem ocorrer períodos de abertura, mas a instabilidade predomina e eleva preocupação com os níveis dos arroios e rios da região.

Desde ontem, a bacia hidrográfica do Rio Taquari está em nível de atenção. Esse cenário decorre da chuva volumosa nas áreas das cabeceiras. Em algumas cidades, como é o caso de Vacaria, o acumulado em 48 horas supera 100 milímetros. Na região, a precipitação neste período foi menor e chegou a 40mm.

Além da chuva em volumes elevados nas áreas dos afluentes do Taquari, a Defesa Civil alerta para o solo encharcado da sequência de semanas com instabilidades. De acordo com o coordenador do serviço em Lajeado, Gilmar Queiroz, a estrutura está pronta caso necessário alguma intervenção.

“Tivemos três situações de cheia desde o mês passado. Com isso evoluímos em vários aspectos e também aperfeiçoamos algumas medidas de prevenção. Na semana passada ocorreu a reunião regional sobre abrigos e sincronização das réguas”, destaca Queiroz.

Com o aumento da chuva entre o fim da tarde e a noite de ontem, o Rio Taquari entrou em cota de alerta nas unidades de medição em Muçum e Encantado. Conforme as autoridades, as condições do tempo dos próximos dias serão determinantes e não se descartam transtornos por alagamentos.

Granizo na região

Áreas de instabilidades associadas a jatos de ar quente provocam temporais localizados no Vale do Taquari. Além da chuva torrencial, houve queda de granizo por volta das 16h20min, de ontem. A precipitação teve duração de um a cinco minutos.

Moradores de Boqueirão do Leão relatam que as pedras de gelo caíram na sequência de uma forte pancada de chuva. A queda de granizo também foi registrada em Santa Clara do Sul, Sério e Progresso. Não há registros de danos informados às defesas civis.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook