Ausência de PPCI compromete agenda de eventos na Rua Coberta

EXIGÊNCIA

Ausência de PPCI compromete agenda de eventos na Rua Coberta

Durante a gincana nesse fim de semana, governo foi notificado pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, shows foram cancelados e programação transferida para a praça Flores da Cunha

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Ausência de PPCI compromete agenda de eventos na Rua Coberta
Próximos eventos na área coberta dependem da autorização do Corpo de Bombeiros. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

A realização de eventos culturais na estrutura coberta da rua General Daltro Filho depende da autorização e emissão do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). A exigência é do Corpo de Bombeiros que, durante a abertura da Gincana, na sexta-feira, 17, atendeu uma denúncia e constatou que o local não possuía as devidas condições de segurança.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado, Fausto Gusmão Althaus, a guarnição deslocou-se até o local por volta das 22h e notificou o município, que imediatamente suspendeu os shows musicais e retirou a aparelhagem de som instalada na Rua Coberta.

De acordo com o Althaus, todos os eventos com aglomerações devem apresentar condições mínimas de segurança. Em Arroio do Meio, o fato da cobertura na rua e um dos lados fechados motivam a elaboração de um PPCI temporário. “São exigências que foram intensificadas depois da Lei Kiss com o objetivo de prevenir acidentes maiores”.

Após o ocorrido, o Corpo de Bombeiros orientou a administração municipal para garantir a continuidade de eventos no local. “Nas próximas programações, é necessário apresentar um projeto de segurança, memoriais descritivos onde constam a estrutura de som, geradores e luzes. Todas as feiras necessitam dessa autorização e nem requer o pagamento de taxas”, justifica Althaus.

Aprendizado

A Rua Coberta de Eventos foi inaugurada em novembro de 2008, na gestão de Danilo José Bruxel. Desde então, passou a ser o principal local de eventos do município sediando desde gincanas, feiras e shows nacionais. De acordo com o secretário da Fazenda, Valdecir Crecencio, essa foi a primeira vez que houve uma exigência de um PPCI da área.

O secretário acredita que a denúncia foi motivada por “rixas” políticas, com o objetivo de atrapalhar o evento, sem o intuito de garantir a segurança dos participantes e público, porém admite que o município não tinha conhecimento das normativas e, após o ocorrido, buscou informações junto ao Corpo de Bombeiros.

O próximo evento marcado para o local é a 4ª Feira Gastronômica, no dia 10 de julho. Para viabilizar a agenda, a administração já trabalha com antecedência na montagem do projeto técnico, detalhando o sistema de segurança, montagem do palco, iluminação, sonorização. “Tomamos conhecimento disso após a notificação. E agora vamos cumprir todas as exigências”, explica Crecencio. A área coberta possui 1,6 mil metros quadrados, e aberturas na rua Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco e na lateral da praça Flores da Cunha.

Crecencio afirma que o ocorrido não atrapalhou a Gincana, porém os shows musicais marcados para os dias do evento foram cancelados e a estrutura de som foi desmontada ainda na sexta-feira, 17. Estandes das rádios locais e patrocinados foram realocados para a praça enquanto as apresentações das equipes ocorreram na quadra coberta. O público foi acomodado na arquibancada do local.


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