Agricultores terão subsídio em sementes do sistema troca-troca

Incentivo rural

Agricultores terão subsídio em sementes do sistema troca-troca

Cerca de 200 agricultores serão beneficiados com o incentivo concedido devido à situação de emergência

Por

Agricultores terão subsídio em sementes do sistema troca-troca
Estiagem comprometeu a colheita do grão na última safra. Incentivo visa reduzir os custos na propriedade. Crédito: Divulgação
Santa Clara do Sul

O prazo para encomenda de sementes do sistema Troca-Troca encerrou na semana passada. Estima-se que 200 agricultores terão direito ao subsidio para compra de milho. Cada produtor tem direito a seis sacas, todas
custeadas pelo município.

Em anos anteriores o município subsidiava 50% do valor da saca. Com um subsidio emergencial criado neste ano e aprovado pela câmara de vereadores, o valor será custeado em 100%. O investimento é de R$ 115 mil em 896 sacas referentes a safra 2021/2022.

Além das variedades tradicionais, foi possível encomendar variedades das sementes transgênicas e hibridas convencionais. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Inácio Herrmann, o programa Troca-Troca vai amenizar as perdas e prejuízos causados pela estiagem deste ano.

O intuito do município é de isentar o produtor de custos com a compra da sementes. A proposta foi apresentada em fevereiro durante a reunião do Conselho Municipal da Agricultura.

De acordo com Herrmann, a perda estimada do município na estiagem é de R$ 13 milhões dentre produções de leite, milho grão e silagem, soja e outros produtos de subsistência. “Houve uma baixa precipitação pluviométrica entre os meses de julho e dezembro. Isso afetou diretamente a produção, muitos produtores precisaram de auxílios para manter a atividade no campo”, destaca o secretário.

Conforme o laudo da Emater, estima-se perdas com a safra de milho grão e milho silagem, junto com as perdas na bovinocultura de leite, tendo em vista a baixa qualidade nutricional da alimentação. O decreto de emergência foi homologado no dia 3 de fevereiro.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais