Parceria objetiva modernizar o serviço de iluminação pública em Lajeado

PROPOSTA INÉDITA

Parceria objetiva modernizar o serviço de iluminação pública em Lajeado

Implantação de lâmpadas de LED em 100% do município é uma das ações previstas. Guilherme Cé enaltece a proposta ser inédita no Brasil

Por

Parceria objetiva modernizar o serviço de iluminação pública em Lajeado
Guilherme Cé, secretário da Fazenda de Lajeado (Foto: Rodrigo Martini)

Os estudos técnico, econômico-financeiro e jurídico para a implantação, manutenção, operação e exploração da rede de iluminação pública inteligente, em Lajeado, foram detalhados na programação da Rádio A Hora. Em entrevista ao Frente e Verso, desta terça-feira, 21, o secretário da Fazenda e presidente do Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), Guilherme Cé enaltece a proposta ser inédita no Brasil.

LEIA MAIS: “A cobrança do IPTU junto aos clubes sociais corrige distorções históricas”, afirma Guilherme Cé

A iniciativa visa modernizar o serviço de iluminação pública com implantação de lâmpadas de LED em 100% do município, entre outras iniciativas. “A vencedora da licitação deverá aferir que a iluminação chegue ao solo de maneira correta, gerando economia”, pontua Cé. O estudo, realizado pelas empresas Enel X S.A e Radar PPP Ltda, foi apresentado para vereadores, Fórum das Entidades e imprensa em reunião realizada na segunda-feira, 21, no salão de eventos da prefeitura.

Conforme Cé, nos próximos dias será aberta uma consulta pública pelo prazo de 30 dias, na qual a comunidade e empresas interessadas no processo poderão enviar sugestões ao projeto. Após esta etapa, será realizada uma audiência pública e, posteriormente, a finalização do edital, que deverá ser enviado ao Tribunal de Contas do Estado 90 dias antes da licitação. A licitação deve ser realizada até o fim do ano, com o contrato iniciando no primeiro semestre de 2023.

Clique AQUI e confira o estudo

Proposta de modernização

A empresa vencedora da licitação assumirá a gestão da iluminação pública pelo período de 20 anos após a assinatura do contrato. Será responsável pela modernização da rede 100% para LED, além da construção das usinas fotovoltaicas e demais melhorias no período de até 24 meses do início da concessão. Caberá à vencedora também a manutenção e a troca de lâmpadas pelo período da concessão, com atendimento 24 horas durante os 7 dias da semana e prazo máximo contratual para resolução dos problemas.

A proposta de iluminação pública inteligente inclui ainda:

  • Implementar mobiliário urbano em espaços de grande circulação com o objetivo de elevar a qualidade de vida do município, auxiliar na sinalização e criar espaços de mídia;
  •  Ampliação da atual infraestrutura de comunicação via fibra ótica, para prover conectividade a todas as instalações públicas e dispositivos que serão implementados;
  • Instalação de pontos de acesso sem fio para prover conexão à internet para a população;
  • Implantação de sistemas de videomonitoramento;
  • Implantação de sensores de alagamento;
  • Atualização dos equipamentos de controle dos semáforos para possível automação e gestão remota pelo CCO;
  • Disponibilização de carregadores de veículos elétricos.

Saída

Ainda no mês de maio, o secretário confirmou a sua saída do governo Caumo. Ele deixará o cargo até o fim de julho, de modo a dar tempo para a condução de projetos em andamento e à escolha do substituto.

Ouça a entrevista na íntegra


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais