Exportações de componentes de calçados crescem 21% em 2022

Economia

Exportações de componentes de calçados crescem 21% em 2022

O principal exportador dos componentes nos cinco primeiros meses foi o Rio Grande do Sul

Por

Exportações de componentes de calçados crescem 21% em 2022
Os produtos mais demandados do mercado externo foram óleos brutos de petróleo, veículos de carga e Naftas. Crédito: Divulgação
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) apontam que, entre janeiro e maio, as exportações do setor somaram 175 milhões de dólares, 21% mais do que no mesmo período do ano passado. O destaque ficou por conta do mês passado, quando os embarquem cresceram 33% na comparação com maio de 2021.

O principal exportador dos componentes nos cinco primeiros meses foi o Rio Grande do Sul. No período, as fábricas gaúchas enviaram o equivalente a 100 milhões de dólares, um crescimento de 17% entre 2021 e 2022. Em segundo lugar, aparece São Paulo, com 17,8 milhões de dólares, seguido pela Bahia, com 16 milhões de dólares.

Destinos

Houve crescimento considerável nos embarques para nações como Emirados Árabes Unidos (98%) e República Dominicana (43%). Mesmo com a alta abaixo da média geral, a China continua como principal destino dos produtos brasileiros, com foco em químicos para tratamento de couros.

Entre janeiro e maio, as exportações para o país asiático registraram 39,8 milhões de dólares, 11% mais do que no ano anterior. O segundo principal comprador foi a Argentina, que importou o equivalente a 39,2 milhões de dólares. Logo após, aparece Portugal, com 24,3 milhões.

“Dos oito principais destinos das exportações, cinco são da América Latina. Os países também registraram um incremento médio superior aos registros medianos (32% contra 21%)”, avalia o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais