Piloto explica procedimento com balão

POUSO NORMAL

Piloto explica procedimento com balão

Grupo com dez pessoas participou de voo nesse sábado (18) e o movimento de aterrissagem motivou um chamado aos bombeiros. Responsável e participantes afirmam que passeio não teve problemas

Por

Piloto explica procedimento com balão
Passeio com novo balão foi o primeiro em Lajeado (Foto: Divulgação/Jung Balonismo Aventura)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um balão sobrevoando o céu de Lajeado nesse sábado (18) chamou a atenção de parte dos moradores. O pouso ocorreu em um terreno, no bairro Universitário, em uma área descampada. De acordo com o piloto, a aterrissagem foi dentro da normalidade.

O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local por pessoas que testemunharam o fato e argumentaram que o balão estava desgovernado e havia realizado um pouso forçado. O responsável pelos voos, Sérgio Jung, explica que o procedimento é de praxe, uma vez que não há um local pré-determinado para o final do passeio.

“Com o balão não existe pouso em lugar determinado, como um voo de avião. Procuramos um lugar para pousar e ser algo tranquilo e suave. Avistei uma lavoura que tinha ali, deu um toque em uma árvore, o que é normal. Quando o local para pouso não é tão grande, é necessário amortecer para dar uma segurada”, explica Jung.

O piloto atribui o susto dos moradores próximos à novidade dos voos na cidade. “Nos primeiros voos em Bento Gonçalves, Garibaldi, o pessoal também chamava os bombeiros.” Foi o primeiro passeio com o novo balão, mas ele explica que já ocorreram cerca de 20 voos com outros equipamentos.

Sobre o serviço

Jung é piloto formado desde 2015 e garante que só faz voos com “vento calmo”. O passeio do sábado, por exemplo, havia sido marcado há algumas semanas, mas só ocorreu com condições plenas.

Ele prevê que pessoas do Pará e do Mato Grosso estejam em Lajeado nos próximos dias para fazer os voos, que tem custo de 400 reais por pessoa e uma hora de duração.

Acompanhe
nossas
redes sociais