Membros do conselho de administração da Eletrobras renunciam

PREPARO PARA PRIVATIZAÇÃO

Membros do conselho de administração da Eletrobras renunciam

Dos 11 assentos no conselho de administração, apenas o do representante dos funcionários segue com o mesmo titular

Por

Membros do conselho de administração da Eletrobras renunciam
(Foto: Reprodução)
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nove membros do conselho de administração da Eletrobras renunciaram ao cargo nesse sábado (18), de acordo com um fato relevante divulgado pela empresa.

Esse é um dos passos para a privatização da companhia. Apesar da renúncia, eles vão seguir em seus cargos até a posse dos novos conselheiros, que será decidida em uma assembleia geral de acionistas.

O conselho de administração é o órgão no qual os acionistas da empresa são representados e tem como função estabelecer metas e nomear executivos, mas não exerce as tarefas de fato da empresa (isso é feito pelos executivos).

No total, o conselho de administração da Eletrobras tem 11 assentos. Além dos nove que renunciaram, há um que é representante dos funcionários da empresa e uma que estava sem titular.

O presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, também era do conselho de administração. Ele é um dos que renunciaram, mas ele segue no cargo executivo.

Preparações para a privatização

Na sexta-feira (17) a Eletrobras informou ter atendido “todas as condições para o processo de desestatização” ao assinar contratos de concessão de geração de energia elétrica com suas controladas.

Em comunicado, a empresa destaca que os novos contratos englobam 22 usinas hidrelétricas (UHEs).

Nesta semana, a empresa esteve nos holofotes por causa da cerimônia de toque de campainha para celebrar a oferta subsequente de ações da Eletrobras na B3, ocorrida na terça (14), marcando a maior privatização entre as várias prometidas pelo governo federal e colocando fim a uma era de controle estatal sobre a maior companhia brasileira do setor elétrico. Na operação, consolidada na semana passada, foram vendidas mais de 800 milhões de ações da companhia ao preço de R$ 42 para cada ação ordinária da empresa, movimentando R$ 33,7 bilhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais