Novo loteamento exige mudança em plano diretor

Infraestrutura

Novo loteamento exige mudança em plano diretor

Instalação de loteamento residencial nas proximidades da BR-386 atenderia a trabalhadores de complexo de indústria e serviços. Avanço do projeto depende de aprovação no Legislativo, que pode votar propostas na semana que vem

Por

Novo loteamento exige mudança em plano diretor
Projeto do loteamento abrange área aos fundos das células do 386 Business Park. Crédito: Jhon Tedeschi
Estrela

A construção de um loteamento na Linha Porongos motiva debate sobre a mudança do zoneamento urbano no local, hoje caracterizado por ser uma área rural. A ideia é proporcionar uma melhor condição para as pessoas que trabalharão nas obras de um empreendimento localizado às margens da BR-386. No entanto, a justificativa para os questionamentos tem base na possibilidade de impacto à produção rural.

Dois projetos de lei com a temática estão sob análise das comissões na câmara e estão listados na ordem do dia para a sessão da próxima segunda-feira, 20. Além da proposta de alteração em Porongos, também está em pauta uma mudança no Distrito de Costão, em uma área entre a Estrada Chá da Índia e a ERS-129.

O pedido para ampliação da zona urbana no local foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Estrela (Codurae) no início de fevereiro. O aval deu início à elaboração do projeto pelo Executivo, levado aos vereadores no final de abril. O presidente do conselho, Frederico Birkholz, lembra que outras regiões receberam núcleos habitacionais pela demanda de profissionais e que esta é uma situação comum.

Moradia para futuros trabalhadores

A maior parte da área citada tem apenas vegetações e está localizada aos fundos do 386 Business Park, na Estrada Leopoldo Armindo Horn. Ao todo, a perspectiva é que seja construído um loteamento residencial com aproximadamente 100 lotes. O diretor da Richter Gruppe, Juca Richter, afirma que o entorno do empreendimento passa por uma transformação que torna a mudança necessária.

A empresa solicitou a análise para mudança de zoneamento, visando a possibilidade de ter um empreendimento no local. O empresário traz o exemplo da primeira empresa a se instalar no complexo. A previsão é da contratação de 100 a 120 colaboradores. “Essas pessoas vão querer morar próximo ao local de trabalho”, explica.

Por outro lado, Richter não confirma o tipo de construção a ser feita. “No caso do estudo residencial, ainda dependemos da aprovação na câmara de vereadores”, finaliza.

Apontamentos na câmara

A abertura de um precedente quanto a mudança de zoneamento foi motivo de críticas do vereador Volnei Zancanaro (PSL) na sessão da câmara dessa semana. “Com a aprovação do projeto da Porongos, vai chover loteadores querendo ocupar o interior”, pondera.

Ele critica o projeto pelos reflexos que ele pode causar na agricultura. “Se o município crescer para os lados, vamos acabar com nossa maior indústria”, justifica o vereador. Na opinião de Zancanaro, ocupar os espaços e projetar a construção de prédios seria uma solução mais viável para o desenvolvimento urbano.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais