Idade certa para quem?

Opinião

Bibiana Faleiro

Bibiana Faleiro

Jornalista

Colunista do Caderno Você

Idade certa para quem?

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Junho de 2022 às 08:33

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Existe idade certa? Se acreditamos que sim, colocamos as pessoas em categorias. Algumas estão adiantadas, outras atrasadas e, outras, na idade certa. Se acreditamos que uma idade é a única possível para determinada coisa, então significa que se estamos alguns meses adiantados ou atrasados, nossa vida já saiu dos eixos.

Mas será que existe idade certa? Certa para quem? Temos a mania de justificar tudo o que acontece na nossa vida pelo tempo. Ou é cedo demais, ou tarde demais. Mas, curiosamente, quase nunca é a hora certa. Talvez nem mesmo a gente saiba quando essa tal de hora certa deve chegar. E, assim, parece que ela nunca chega mesmo.

Talvez ela também venha com o tempo. Muitas vezes, depois de adultos é que percebemos que tudo na nossa vida aconteceu na hora que tinha que acontecer. Sem receita, para cada um, a idade certa é diferente.

Tudo bem não chegar no auge da nossa vida aos 24. Mas, aos 24, aceitar onde estamos com essa idade, e gostar disso, é essencial. Aos 27, ainda dá tempo de mudar. De cabelo, casa ou personalidade. Nossos sonhos não têm data de validade.

E se, aos 30, já estamos exatamente como gostaríamos de estar, ainda assim não significa que com 31 a nossa vida não possa mudar de cabeça para baixo, para que a gente chegue mais perto de uma nova versão de nós mesmos que, até então, nem sabíamos precisar.

A verdade é que nem mesmo a gente sabe como gostaríamos de ser com 40 anos quando temos 20. Ou 60, quando temos 30. Porque tanta coisa pode acontecer pelo caminho. E nossos planos podem mudar dezenas de vezes até lá.

Mas, para que isso não seja um problema, é preciso aceitar o nosso próprio tempo, e aceitar estar atrás ou à frente do tempo do outro. Afinal, não existe hora errada. A hora certa é o presente. Mesmo que ele seja bagunçado ou imperfeito. Esta é só uma parte do caminho. Na hora certa – pra gente -, a vida nos mostra que tudo foi como tinha que ser.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais