Reflorestamento: Tecnologia e inovação em nome da sustentabilidade

Produzido por Estúdio A

Reflorestamento: Tecnologia e inovação em nome da sustentabilidade

O Grupo FASA, em Cruzeiro do Sul, investe na reutilização da água para fertirrigação dos eucaliptos plantados na região

Apresentado por

reflorestamento fasa

A Reciclagem Animal é um importante nicho de produção do agronegócio brasileiro e essencial para os processos de sustentabilidade tão necessários para o país. Por isso, o trabalho realizado pelo Grupo FASA, que desde 2010 atua na transformação de matéria crua em proteínas, gorduras e minerais para diversos fins, é tão necessário para o Vale do Taquari. Entre eles, se destaca a reutilização da água para fertirrigação dos eucaliptos em torno da empresa.

Segundo Robson Huyer, Diretor do Grupo FASA, a companhia investe no reflorestamento da região desde 2009, quando plantou cerca de 300.000 mudas de eucaliptos em uma área de 9 hectares. “Nossa indústria é a única 100% reciclável da região. Inclusive a água, já tratada, para a fertirrigação da área reflorestada. Além disso, contamos com compostagem própria, para a transformação de resíduos em adubo orgânico”, explica.

A escolha pelo eucalipto passa pelo fato de ser a opção de plantio ideal para reflorestamento, já que não é exigente e pode se desenvolver em qualquer tipo de solo e clima. É recomendado que o plantio seja feito durante um período mais chuvoso. Contudo, a tecnologia aplicada pelo Grupo FASA se mostrou eficiente pela fertirrigação.

Solução eficiente e sustentável

A fertirrigação utiliza a rega das plantas a partir de uma técnica controlada, que oferece água em quantidade dosada e no momento e local corretos para garantir mais produtividade e qualidade à lavoura. O grande diferencial é que, além da água, a técnica também transporta os fertilizantes necessários através de uma estrutura de gotejamento.

“O gotejamento é um dos sistemas mais eficientes, já que os gotejadores são posicionados exatamente na área de concentração dos sistemas radiculares das plantas, o que contribui para o melhor aproveitamento dos fertilizantes”, analisa Huyer.

O investimento para manutenção da iniciativa é significativo, mas eficiente. Tanto é que segundo pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), as plantas submetidas à fertirrigação cresceram 12,5% a mais do que a adubação convencional sem irrigação. Hoje, a área total do Grupo FASA reflorestada é de cerca de 495 hectares.

A fertirrigação do Grupo FASA no reflorestamento da região

Estudos apontam que a fertirrigação diária em eucaliptos proporciona maiores acúmulos de nutrientes nas plantas. Além disso, potencializa o crescimento das culturas florestais, como mostra estudo da UEMS:

  • Altura das plantas foi 13% maior no sistema gotejamento;
  • Foi 11% maior no sistema de microaspersão em relação à área sem irrigação;
  • A irrigação promoveu maiores valores de diâmetro a altura do peito;
  • Aumento de 19,8% na produção volumétrica de madeira quando irrigada por microaspersão;
  • Aumento de 17,7% quando irrigada por gotejamento, em relação à área sem irrigação.

Grupo FASA

Conheça mais:

www.fasa.ind.br

Facebook: @grupofasaind

Instagram: @grupofasa

Linkedin: grupofasa

Rua João Eckert, 1000

São Rafael – Cruzeiro do Sul

(51) 3714-9800