Obra de pavilhão provoca impasse entre CIC e governo

Infraestrutura

Obra de pavilhão provoca impasse entre CIC e governo

Construção do Galpão da Agricultura, na principal área para eventos do município, é alvo de críticas de entidade empresarial. O plano da administração é integrar o prédio

Por

Obra de pavilhão provoca impasse entre CIC e governo
Serviço de terraplanagem na área destinada ao galpão iniciou nesta semana. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A construção de um galpão para centralizar a logística de alimentos gera divergência entre o governo e o maior órgão empresarial do município. A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) argumenta que faltou diálogo e uma “construção coletiva” na definição do local.

No entendimento da CIC, o pavilhão está fora de contexto. “Destoa do propósito amplamente discutido em 20 anos de entidade”, afirma o presidente da instituição, Airton Kist. Outro ponto mencionado pelo dirigente é a utilização de uma área considerada nobre junto ao Centro Administrativo, caracterizada por receber os principais eventos do município.

Ele defende a existência de uma estrutura destinada ao agronegócio, mas critica a escolha do local, que ocupará boa parte do espaço do palco principal na Festa de Maio. O Festival de Balonismo e a Semana Farroupilha são agendas previstas para o parque nos próximos meses.

Projeto em xeque

O objetivo de Teutônia se tornar referência no turismo de eventos, citado pelo governo durante os festejos de aniversário, foi criticado pelo dirigente da CIC. “Se o município quer se posicionar como protagonista nessa área, uma obra como essa parece contraditória.”

Ele pontua os gastos com infraestrutura móvel como um aspecto que impacta nas programações. Havia ideias de melhorias no local, como a construção de uma concha acústica, o que não deve avançar. “Seria o fluxo natural das coisas, com uma estrutura maior na área do parque”, lamenta Kist.

Recurso vinculado à matrícula

A secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, argumenta que o galpão poderá ser utilizado nos eventos. “Acredito que o pavilhão venha ao encontro, para as agroindústrias familiares, na própria feira. Não vamos desmerecer o intuito ao qual ele está destinado.”

Ela explica que a construção está vinculada a um projeto encaminhado em 2019, para obtenção de emenda parlamentar. “Teve que ser atrelada uma matrícula ao recurso”, lembra. Lídia também afirma que a vice-prefeita Aline Kohl esteve em Brasília para tentar reverter a indicação, sem sucesso.

Máquinas no terreno

O trabalho de terraplanagem na área entre as avenidas Um Oeste e Um Leste iniciou nesta semana, após a retirada da estrutura da Festa de Maio. O local receberá um prédio de 487,2 m², de acordo com o projeto divulgado pelo governo, com um investimento total de R$ 513 mil.

O Galpão do Agricultor será voltado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para armazenagem de alimentos da agricultura familiar utilizados na merenda. O prédio deve ser entregue até o início de outubro.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais