Proposta na Assembleia homenageia líder comunitário com nome em viaduto

homenagem

Proposta na Assembleia homenageia líder comunitário com nome em viaduto

Político e escritor Ampére Maximino Giordani faleceu no mês passado. Ele foi um dos articuladores para a construção da estrutura na ERS-129, principal acesso entre os bairros Santo Antão e Centro. Projeto de lei tramita no parlamento gaúcho

Por

Proposta na Assembleia homenageia líder comunitário com nome em viaduto
Ampére Giordani foi homenageado em março, durante o aniversário de Encantado, por seu envolvimento político e comunitário (Foto: Juliana Pisoni)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O viaduto localizado no bairro Santo Antão, na ERS-129, deve receber o nome do líder comunitário Ampère Maximino Giordani. O objetivo é homenagear o político e escritor que teve papel fundamental no desenvolvimento local e regional.

Ampère faleceu em 15 de maio, aos 89 anos. Ele era atuante na comunidade e ligado ao voluntariado, além de ser sócio-proprietário da mais antiga empresa familiar do município, em funcionamento há mais de 90 anos.

O irmão Airton Vitálico Giordani, 85, considera ser justa a homenagem àquele que tanto lutou por Encantado. “Meu irmão gostava demais do serviço público, sempre foi muito atuante na sociedade. Estou feliz em saber que a comunidade quer reconhecer o trabalho dele. Vamos torcer para que o projeto seja aprovado”, diz Airton.

A homenagem é uma sugestão do vereador Diego Pretto (PP) ao deputado Sérgio Turra (PP), que protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de lei. “Na época iriam construir onde hoje encontra-se o viaduto, um muro, o qual dividiria a cidade. A condução de seu Ampère para construir essa obra foi fundamental para Encantado, sendo este o principal acesso entre o bairro Santo Antão e o Centro. Por isso, a ideia é prestar uma homenagem que seja a altura de sua história de vida”, explica Pretto.

Para Turra, a denominação do viaduto é para agraciar o cidadão que tanto lutou pela comunidade. “Ele se engajou na batalha para a construção desta obra, evitando assim, que a cidade fosse dividida pela ERS-129”, reitera. O projeto de lei foi publicado no Diário Oficial da União e segue para tramitação na Assembleia Legislativa. Depois, segue para apreciação em plenário.

Sobre o homenageado

Seja na política, no voluntariado ou na área cultural, Ampère era figura conhecida e respeitada na comunidade. Foi vereador na legislatura de 1964 a 1968 e vice-prefeito no mandato de 1974 a 1977.

Como escritor e professor, ocupava a 16ª cadeira da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), integrava o Conselho Municipal de Cultura e a Associação Ítalo-Brasileira (Assibre) de Encantado. Também prestava voluntariado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Teve forte atuação frente às entidades empresariais do município. Em 2021 foi palestrante do Seminário Nacional da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Em março deste ano, havia sido homenageado pelo governo municipal e Câmara de Vereadores, durante o aniversário de Encantado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais