Municípios do G-18 convocam reunião para oficializarem saída da Amvat

RESCALDO DOS PROTESTOS

Municípios do G-18 convocam reunião para oficializarem saída da Amvat

Encontro ocorre às 17h30min desta segunda-feira, na prefeitura de Encantado. Hoje, 13 dos 18 municípios da parte alta estão na associação regional

Por

Municípios do G-18 convocam reunião para oficializarem saída da Amvat
Foto: Henrique Pedersini
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Entidade criada para defender os interesses da região alta do Vale do Taquari, o G-18 convocou reunião extraordinária nesta segunda-feira, 13, para oficializar a saída dos municípios que hoje são associados à Amvat, anunciada durante protesto no sábado, 11.

O encontro ocorre às 17h30min, no Auditório Brasil, na sede do Executivo de Encantado. A saída da associação se dá, segundo os gestores municipais, pela falta de apoio às demandas da região alta quanto ao plano de concessão das rodovias estaduais.

Dos 18 municípios integrantes do G-18, 13 são filiados à Amvat. “Pelo que temos conhecimento, todos vão sair. Queremos fortalecer o grupo existente e buscar um olhar que possa atender às nossas demandas. Não adianta ficarmos numa entidade onde não se consegue unificar as duas regiões”, comenta o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.

A manutenção da praça de pedágio em Palmas, na ERS-130, e a não inclusão da ERS-332 no plano de concessão estão entre as principais reclamações dos prefeitos da região alta. “Colocar uma rodovia que não está junto à 130 (Via Láctea) e deixar outra totalmente de fora não dá. A 332 está em péssimas condições. Olha o quanto nós já perdemos de investimentos”, frisa Calvi.

Posição tomada

Para Calvi, houve desleixo por parte da Amvat em relação aos anseios da região alta. Contudo, não pessoaliza as críticas ao atual presidente, Sandro Herrmann, prefeito de Colinas, e diz estar aberto a diálogo, mas que mantém a posição atual.

“Nos damos muito bem com ele, é uma excelente pessoa. Deu azar que o processo caiu todo nas mãos dele. Mas nós temos uma posição tomada enquanto grupo. Conversei com todos os prefeitos e ficou bem claro esse desleixo. Não houve apoio da Amvat”, pontua.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Amvat vai dialogar com prefeitos da região alta para resolver impasse

Acompanhe
nossas
redes sociais