Prefeito de Lajeado integra comitiva da CNI em missão à Israel

intercâmbio

Prefeito de Lajeado integra comitiva da CNI em missão à Israel

Marcelo Caumo conhecerá de perto o ecossistema de um dos países mais inovadores do mundo. Primeiras visitas serão em Tel Aviv, cidade referência em hubs de startups

Por

Prefeito de Lajeado integra comitiva da CNI em missão à Israel
Roteiro inclui visitas a cidades como Jerusalém, capital de Israel (Foto: Divulgação)
Lajeado

Uma comitiva de empresários e gestores públicos do país participa de uma imersão a Israel a partir do próximo domingo, 12. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, está entre os integrantes da missão que acompanhará de perto iniciativas e exemplos de inovação do país, referência mundial em soluções tecnológicas.

LEIA MAIS: Governo apresenta programa “Lajeado Sustentável”

A ida de Caumo foi viabilizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que custeará a viagem à Israel. O convite da entidade ocorreu após o município conquistar, em março, o Prêmio Nacional de Inovação com o projeto Pro_Move Lajeado, na categoria ecossistemas em desenvolvimento.

Será a primeira imersão internacional de inovação da CNI desde o começo da pandemia. Também é a primeira viagem ao exterior de Caumo na condição de gestor público. Ele é o único representante gaúcho na comitiva. “Vamos poder falar e levar um pouco do que é Lajeado. Também ter esse contato em forma de informações será de uma riqueza muito grande”, afirma.

Um tradutor acompanhará a comitiva durante os roteiros nas empresas e entidades. Para o prefeito, uma oportunidade para entender porque Israel é uma potência mundial em inovação. “E vamos tentar aprender coisas novas. A tecnologia e inovação lá estão num processo muito mais acelerado do que em toda a América Latina. Vivenciar isso será muito gratificante.

Roteiro

A missão em Israel terá duração de cinco dias. Serão visitadas quatro cidades referências em inovação, a começar por Tel Aviv. Depois, passa por Rehovot, Haifa e encerra na capital Jerusalém, a mais populosa do país. Estão previstas visitas a empresas, startups, laboratórios e institutos de ciência.

Caumo acredita que a viagem renderá bons frutos a Lajeado. “Qualquer modificação que a gente conseguir introduzir, com certeza, trará resultados muito bons. E teremos a troca de informações com os outros ecossistemas do país que vão participar”, projeta.

Referência mundial

Com 9,2 milhões de habitantes, Israel, localizada no Oriente Médio, será palco da primeira imersão internacional de inovação da CNI desde o começo da pandemia. A missão vai começar por Tel Aviv, considerada um dos grandes hubs de startups do mundo.

Devido aos recursos naturais escassos e raras fontes de água, Israel precisou de tecnologia e criatividade para encontrar saídas. Hoje, é referência em tecnologias de dessalinização da água do mar. O conhecimento é exportado para outras regiões afetadas por secas e estiagens prolongadas. Além disso, foi criada a técnica de microirrigação, que tornou terras desérticas em zonas de plantio.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais