Ivete Kist é a patrona da 16ª Feira do Livro de Lajeado

CULTURA

Ivete Kist é a patrona da 16ª Feira do Livro de Lajeado

Evento ocorre entre 17 a 21 de agosto na Praça da Matriz. Programação completa será divulgada em 25 de julho

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Junho de 2022 às 08:35

Ivete Kist é a patrona da 16ª Feira do Livro de Lajeado
Ivete Kist é doutora em Letras e escritora. Foi da 3ª turma de Português-Ingês da antiga Fates, hoje Univates (Foto: Felipe Neitzke)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o tema “Janelas Literárias – Centenário José Saramago”, a 16ª edição da Feira do Livro de Lajeado está programada para 17 a 21 de agosto na Praça da Matriz. Na tarde de ontem, a professora e escritora Ivete Kist foi anunciada como patrona do evento.

A indicação foi feita pela Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Na ocasião, também foi anunciado homenageado deste ano, o historiador e escritor Waldemar Richter. O lançamento oficial da feira será em 25 de julho, Dia do Escritor, com a divulgação completa da programação.

A Alivat justificou a escolha da patrona pela importância de reconhecer escritores locais. Além disso, Ivete estava em Portugal quando José Saramago foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, em 1998. O tema deste ano é uma homenagem ao escritor lusitano.

“O fato de se indicar um patrono e homenageado aqui de Lajeado é uma questão de generosidade, e é com humildade e alegria que recebo essa homenagem. Palmas para nós, que conseguimos reconhecer a nós mesmos”, destaca Ivete.

Patrona

Professora, doutora em Letras e escritora, Ivete nasceu em Pouso Novo, e se mudou para Arroio do Meio ainda criança. No meio acadêmico, se formou na terceira turma de Letras Português-Inglês da antiga Fates, hoje Univates.

O mestrado foi na PUCRS, assim como o doutorado, concluído em 1992. No tempo em que passou em Portugal, fez o pós-doutorado na Universidade de Lisboa, além de estudar na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Nesse período, atuou como professora de Literatura na Univates, instituição onde também assumiu cargos como chefe de Departamento, Diretora de Faculdade, Pró-Reitora e Vice-Reitora.

Entre as obras publicadas, estão trabalhos como “Gonçalves de Magalhães e o Teatro do primeiro Romantismo”, sua tese de doutoramento. Além de um livro de crônicas. Ivete foi empossada na Alivat na Cadeira nº 15, sendo seu patrono o escritor Décio Freitas.

Homenageado

Natural de Forquetinha, Waldemar Laurido Richter é formado em Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul. Além disso, fez cursos de Língua e Cultura Alemã em instituições da Alemanha.

Ele foi professor de escolas municipais e particulares de Lajeado, e liderou projetos importantes para o Vale do Taquari. Entre eles, o desfile do centenário da cidade, em 1991. Richter também foi fundador do Parque Histórico, assim como vereador e secretário de turismo no município. Foi prefeito de Forquetinha por três mandatos.

Dedicado ao resgate de histórias de famílias e da colonização alemã na região, tem diversas obras publicadas, como “Nel passato si cantava cosi”, com uma compilação de cantos. Em 2000, publicou “Arquitetura em Enxaimel, bilíngue”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais