Governo projeta concluir viaduto da Benjamin neste mês

Infraestrutura

Governo projeta concluir viaduto da Benjamin neste mês

Prazo de entrega da obra foi alterado pela terceira vez neste ano. Aditivos e clima interferiram no cronograma, justifica secretário. Estrutura será duplicada na ligação entre os bairros Montanha e Florestal

Por

Governo projeta concluir viaduto da Benjamin neste mês
Enquanto obra não é concluída, pedestres utilizam pista para deslocamento entre os bairros (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ficou para este mês a conclusão da ampliação do viaduto da avenida Benjamin Constant, na ligação entre os bairros Montanha e Florestal. É a terceira vez que o prazo de entrega da estrutura erguida sobre a ERS-130 é alterado só neste ano. As obras iniciaram em setembro de 2020.

Orçada inicialmente em R$ 1,6 milhão e custeada com recursos do programa Avançar Cidades, do governo federal, a ampliação do viaduto necessitou de aditivos contratuais, o que elevou o valor para cerca de R$ 2 milhões. Esse foi um dos motivos que fez a entrega ser adiada, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fabiano Bergmann.

O clima também interferiu no cronograma da obra. “Já deveria ter sido concluída, mas são aqueles transtornos que ocorrem em obras grandes. Trabalhamos nas cabeceiras, concluímos as calçadas e agora tem a etapa do acabamento. O trabalho braçal leva um pouco mais de tempo”, detalha o secretário.

Depois do acabamento do cordão, a empresa responsável fará a pintura e, por fim, a colocação do asfalto, o que deve dar uma nova cara ao trecho. “Queremos a obra concluída o mais rápido possível, mas tem que estar bem sinalizada, com orientação de pista, pois o fluxo de veículos é muito grande. Tem que ter o alinhamento correto”, frisa.

Dois sentidos

O novo trecho do viaduto, assim que liberado, terá fluxo no sentido bairro/Centro, enquanto a estrutura atual terá o trânsito no sentido contrário. Segundo Bergmann, como a pista nova ficou mais alta, será feita uma divisória e contenção para não haver problema com o desnível.

Pela complexidade da obra, várias frentes de trabalho foram necessárias. A construção do muro de contenção foi um exemplo.“Tivemos várias situações, como do próprio viaduto, a calçada de passeio, as cabeceiras. Houve até capotamento da patrola. Por isso também se pede um certo cuidado cuidado a motoristas e operadores”, alerta.

Funcionária de um restautante no Centro, Marta Steffler se desloca a pé para o bairro Montanha todos os dias. Ela acompanha a obra desde o início e acredita que, assim que pronta, vai facilitar a vida de pedestres e motoristas. “Está devagar aqui, mas com certeza ficará bem melhor”.

A obra do viaduto em reportagens

SET/2020
Após liberação de recursos do Avançar Cidades, município licita obra no viaduto da Benjamin Constant. Ideia inicial era concluir a construção no primeiro semestre de 2021;

ABR/2021
Importante etapa do projeto é concluída, com colocação de quatro grandes vigas de sustentação das estruturas que servirão de base das novas pistas do viaduto;

SET/2021
Com a necessidade da construção de muro de contenção, não previsto no projeto original, cronograma é alterado. Obra ficou paralisada por quase dois meses. Moradores cobraram maior segurança de pedestres que passavam no local;

JAN/2022
Previsão de entrega da obra em janeiro não se cumpre. Governo prroroga prazo de conclusão em mais 90 dias. Empresa responsável se exime de culpa por atrasos;

MAR/2022
Com a assinatura de mais um aditivo no contrato devido a um desnível que não estava previsto, empresa ganha mais dois meses de prazo para entregar ampliação do viaduto.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais