Grupo A Hora contrata radialista Fabiano Conte

expansão nos 20 anos

Grupo A Hora contrata radialista Fabiano Conte

Jornalista e comunicador coloca seus mais de 30 anos de experiência a serviço do grupo. Atuação multiplataforma inicia em julho. No currículo, coberturas esportivas, políticas e até de visita de dois papas ao Brasil

Por

Atualizado sábado,
04 de Junho de 2022 às 09:14

Grupo A Hora contrata radialista Fabiano Conte
Novo profissional da empresa iniciou no radiojornalismo na antiga Rádio Sorriso, hoje A Hora 102,9 (Foto: Aldo Lopes)
Lajeado

Com mais de três décadas de experiência na comunicação e ampla bagagem no radiojornalismo regional, Fabiano Conte reforça a equipe de profissionais do Grupo A Hora a partir deste mês. Aos 50 anos, o jornalista terá uma atuação multiplataforma e estratégica dentro da empresa, que comemora os 20 anos de fundação em julho.

Nascido em Lajeado, Conte construiu toda a trajetória profissional no Vale do Taquari. Começou ainda jovem, em O Informativo do Vale, mas se tornou conhecido pelos 28 anos de atuação nos microfones do Grupo Independente. Além de repórter e apresentador, foi coordenador de Jornalismo na empresa.

Em paralelo, foi assessor de imprensa no governo de Lajeado, câmara de vereadores e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), entre outros. Também é professor e deu aula para turmas de séries iniciais e finais em escolas, nos cursos técnicos de radialismo no Senac e Univates, e leciona no curso de Gestão e Liderança no Senai. Até hoje, faz cerimonial e protocolo de feiras, festas e eventos corporativos.

A nova empreitada profissional, para Conte, é motivante. “Parece que estou começando no meu primeiro emprego. Contribuir com o sucesso da empresa será instigante e desafiador. A imprensa tem papel fundamental para o desenvolvimento de uma região e o grupo tem essa visão, de lutar pelo Vale”, salienta.

Conte se soma a uma equipe de mais de 20 profissionais na Central de Jornalismo do Grupo A Hora
(Foto: Aldo Lopes)

Do governador ao Papa

Conte participou de muitas coberturas importantes ao longo dos quase 30 anos de radiojornalismo. No âmbito político, por exemplo, acompanhou diversas eleições, entrevistou todos os governadores do Estado desde Pedro Simon, esteve com prefeitos do Vale durante mobilizações em Brasília e cobriu visitas de candidatos a presidente em municípios da região.

Mas a trajetória não se resumiu à área política. Como repórter esportivo, Conte acompanhou centenas de jogos do Lajeadense no Gauchão e Divisão de Acesso e também fez partidas in loco da dupla Gre-Nal. Destaque para a Batalha dos Aflitos, em Recife, quando o Grêmio conquistou o acesso à Série A do Brasileiro, em 2005, e jogos da campanha vitoriosa do Internacional na Copa Libertadores da América, em 2006.

Dois momentos marcantes na trajetória jornalística de Conte ocorreram nas vindas dos papas João Paulo II e Bento XVI ao Brasil. “Por ter sido seminarista, foi muito significativo acompanhar as visitas deles. É algo marcante na minha vida”, recorda. O radiojornalismo também proporcionou a ele viagens ao exterior. Acompanhou missões em países como Itália, Alemanha, França e Espanha.

Ainda cita a cobertura de mais de 20 cheias do rio Taquari, entre elas a histórica enchente de julho de 2020. E destaca também o convívio com Lauro Mathias Müller, figura marcante do radiojornalismo da região. “Assumi cedo a função de apresentador, quando ele faleceu. A responsabilidade era grande, e eu ainda era muito jovem”.

Primórdios do A Hora

Trabalhar no Grupo A Hora não chega a ser uma novidade para Conte. Por alguns anos, entre 2004 e 2006, assinou coluna no jornal, recém fundado e que começava a entrar com força em Lajeado. “Escrevia principalmente sobre política na coluna, mas também trazia temas do cotidiano”, recorda.

Uma curiosidade é que o primeiro emprego de Conte em uma emissora de rádio foi na antiga Sorriso FM, de Estrela, adquirida pelo Grupo A Hora em 2020 e que hoje é Rádio A Hora, com sede em Lajeado. “Na verdade, estou voltando às origens, pois atuei na frequência 102.9”, lembra.

Visão humanística

Conforme o diretor executivo Adair Weiss, o Grupo A Hora decidiu pela contratação devido ao profissionalismo e experiência de mais de três décadas no jornalismo regional, além do ser humano que Fabiano Conte é.

“Contratamos o Conte pela ética, a lealdade com a profissão e os colegas, a seriedade e visão humanística do ofício de fazer jornalismo. Ele se soma ao propósito e valores do Grupo A Hora, que existe para desenvolver a região e o ecossistema”, afirma.

Diretor de Conteúdo Editorial do A Hora, o jornalista Rodrigo Martini saúda a chegada de Conte e acredita que ele ajudará a reforçar o propósito da empresa em tornar a região mais forte, capacitada, acolhedora e competitiva. “O Fabiano chega motivado e vai agregar ainda mais valor e relevância ao conteúdo produzido em todas as plataformas do Grupo A Hora. É um profissional com um conhecimento ímpar do nosso Vale do Taquari, tanto na área política, bem como nos setores produtivo e social. Ele vai ser mais uma importante peça dentro da nossa redação. É uma grande honra tê-lo conosco”, frisa.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Galeria

Conte acompanhou comitivas de prefeitos do Vale a Brasília. Na foto, entrevista Leonildo José Mariani, ex-prefeito de Estrela Enquanto repórter esportivo, cobriu momentos importantes do Lajeadense no Gauchão e na Divisão de Acesso Na década de 1990, jornalista cobriu agenda de Lula em Lajeado, quatro anos antes do petista ser eleito pela 1ª  vez Na Independente, dividiu os microfones com Ney Arruda (e) e Lauro Müller. Depois, substituiu Müller como apresentador No A Hora, Conte assinou coluna durante os primeiros anos de circulação do jornal O primeiro emprego de Fabiano Conte na comunicação ocorreu na década de 80, como repórter do jornal O Informativo

Acompanhe
nossas
redes sociais