RS confirma mais sete óbitos por dengue

Dengue

RS confirma mais sete óbitos por dengue

Estado soma 45 mortes e mais de 32 mil casos constatados desde o início do ano

Por

RS confirma mais sete óbitos por dengue
Foto: Arquivo A Hora
Estado

A Secretaria da Saúde (SES) atualizou ontem, 31, os dados sobre a dengue no estado, com mais sete óbitos provocados pela doença neste ano. Total passa para 45 mortes entre os mais de 32 mil casos registrados (entre autóctones, ocorridos dentro do RS, e importados). A secretaria alerta que a prevenção deve ser feita por meio da eliminação de locais com água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se reproduz.

LEIA MAIS: Ocupação de UTIs em Lajeado e Estrela se aproxima dos 85%

Por uma instabilidade na exportação dos dados do sistema de notificação federal (Sinan), os números no Estado estavam sem atualização desde a última quarta-feira, dia 25, por isso o aumento nesta quantidade. Os últimos óbitos registrados foram confirmados em residentes de Porto Alegre, Boa Vista do Buricá, Jaboticaba, Lajeado, Putinga e Rondinha (dois novos).

De acordo com a secretaria, 53 pessoas estão neste momento internadas em tratamento pela dengue, sendo oito delas em leitos de UTI (sete adultos e uma criança). Houve uma redução no número de hospitalizados nos últimos sete dias, que em 24 de maio era de 136 pessoas.

Sobre a dengue

Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais