Teutônia é um oásis desafiado a se manter protagonista

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Teutônia é um oásis desafiado a se manter protagonista

Por

O arrojo dos estandes e o tamanho da Festa de Maio expressam as razões que fazem de Teutônia a segunda maior economia do Vale do Taquari. Trata-se de uma cidade e microrregião com um potencial singular de desenvolvimento. A festa que ocorre desde quarta-feira e vai até o domingo mostra toda a força dessa comunidade, impulsionada por uma cultura que baliza o crescimento: o cooperativismo. Impressionantes 82% da população de Teutônia estão ligados a pelo menos uma cooperativa. Com este porcentual, o município figura entre os de melhor índice de cooperados per capita do Brasil.

Outro dado chama muita atenção sobre Teutônia: a cidade tem apenas 41 anos de emancipação político-administrativa. A título de comparação, é mais de três vezes menos do que Estrela e Lajeado, por exemplo.

Anos atrás, falava-se sobre a necessidade de Teutônia encontrar alternativas ao setor calçadista. Hoje, é passado. Ainda que as indústrias de calçado representem muitos empregos formais, outros setores avançam e já sustentam uma diversificação importante da economia. O cooperativismo é literalmente a “alma do negócio”. Três potências: Certel Sicredi e Languiru (mas tem muitas outras) formam o tripé que alimenta a cultura do associativismo e a cada dia se tornam mais importantes e estratégicas para a cidade e a região.

Teutônia é um oásis que está desafiado a se manter à frente do seu tempo para continuar sendo protagonista no Vale. Um olhar atento sobre a Festa de Maio dimensiona essa representatividade regional, mas ao mesmo tempo, exige movimentos inovadores e perspicazes para que mazelas históricas sejam superadas e projetos inovadores surjam de parcerias coletivas. Aliás, quando o assunto é parceria, Teutônia tem muito para ensinar a toda a região.


Até quando?

Na BR-386, a CCR Via Sul emprega um ritmo alucinante nas obras de duplicação da rodovia e mantém a conservação da pista impecável. Na RSC-453, entre Lajeado e Venâncio, a EGR continua a envergonhar o estado e buracos seguem quebrando rodas e furando pneus dos motoristas. Sabe o que as duas rodovias têm em comum? O pedágio. Com um detalhe: o da EGR é mais caro.


TOP 100 e muito mais

Julho é o mês de aniversário do jornal A Hora. Em 2022, completa 20 anos. E para comemorar a data com a sociedade regional, o Grupo A Hora prepara uma série de novidades, tanto nas plataformas de comunicação quanto em projetos e inovações.

A segunda edição da Pesquisa Top 100 será lançada ao longo do mês de aniversário, assim como, a próxima etapa do projeto “Rumo – o futuro da mão de obra na região”. Nos jornais, serão novos quadros e colunistas, enquanto na Rádio A Hora, novos programas se somarão à grade atual, mantendo o jornalismo e o entretenimento na medida certa.


O anúncio da semana

Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Charles Rossner. Crédito: Marcel Lovato

A recém-criada secretaria municipal de Turismo de Encantado está em ótimas mãos. Charles Rossner é um dos entusiastas mais eloquentes do turismo regional, afora seu conhecimento singular na área. O prefeito Jonas Calvi não foi político. E foi bem. Buscou um nome fora da sua cidade para tocar a secretaria mais importante – sem desmerecer as demais – do seu governo.

O que ocorre com e em Encantado, e por consequência em toda a região, só entenderemos daqui a alguns anos, quando olharemos para traz e veremos toda a transformação consolidada. Muito por isso, e aqui está o grande acerto do prefeito Calvi, os projetos de desenvolvimento turístico-econômico precisam ser dissociados do viés político-eleitoreiro. Precisam se conectar a iniciativa privada para atrair e fomentar investimentos internos e externos. A questão política – ainda que seja importante – precisa ficar em segundo plano. E é importante que todos os atores (Executivo, Legislativo e sociedade) tenham ciência disso.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais