Alimento orgânico é vida!

Opinião

Elisabete Barreto Müller

Elisabete Barreto Müller

Professora universitária e delegada aposentada

Alimento orgânico é vida!

Por

Na tarde de 16 de maio, a Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) promoveu um evento em Lajeado para celebrar a 18ª edição da Semana Brasileira do Alimento Orgânico.

Os representantes das diversas entidades que fazem parte da AAVT, e os demais convidados, fizeram uma caminhada pelo centro da cidade. Na prefeitura, foi protocolado um documento pedindo apoio a todos os prefeitos da região para a produção de orgânicos, tendo em vista as grandes dificuldades enfrentadas pelos agricultores.

Estive lá também porque entendo que alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e transgênicos, são imprescindíveis para uma boa saúde e quem os produz merece ser valorizado.

O evento encerrou na Praça do Papai Noel, onde houve apresentação artística e comemoração à Feira Rural que estava de aniversário. Durante todo o trajeto, os participantes conversaram com a população e entregaram material informativo.

Cabe lembrar que a AAVT existe desde 2008 e reúne diversas representações: coletivos de agricultores familiares, instituições de ensino e pesquisa, poder público, entidades de assistência técnica e extensão rural e social, entidades não governamentais de consumidores, de saúde e de defesa do ambiente, entidades de classe.

Conta também com o apoio do Fórum Gaúcho de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos e pela Vida.
Quando se fala em Agroecologia, lembramos da área do conhecimento. Sim, é a Ciência que vai dar suporte à produção de orgânicos, mas é muito mais. Na minha opinião, é essencial para defender a vida e a saúde.

A nossa região tem várias iniciativas agroecológicas e grupos de agricultores familiares orgânicos. O de Arroio do Meio, em Forqueta, é o mais antigo, existindo desde 2000. Nunca foi fácil, exigiu muitos anos de dedicação e persistência dos agricultores, dos profissionais técnicos e das gestões municipais sensíveis à causa.

Está comprovado como é importante comer sem venenos, termos um olhar mais voltado para o natural, saudável. Há um mito de dizer que orgânicos são mais caros ou que não podem ser produzidos em grande escala, mas já está demonstrado no mundo inteiro que, tendo incentivo dos governos, é possível, sim, produzir sem veneno. Todavia, no Brasil, a realidade de quem quer produzir orgânicos é dramática pois o próprio poder público libera cada vez mais agrotóxicos. Os agricultores orgânicos são verdadeiros heróis!

Se o artigo 196 da Constituição Federal diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado e o 225 expressa que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, defender o alimento orgânico deve ser algo unânime, incontestável, pois é fundamental para a nossa vida.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais