Lajeado tem terceira morte por dengue

Dengue

Lajeado tem terceira morte por dengue

Mulher de 67 anos é mais uma vítima da doença no município. Ainda há dois casos suspeitos em análise. No RS, são 38 mortes neste ano

Por

Lajeado tem terceira morte por dengue
Foto: Arquivo A Hora
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A terceira morte por dengue em Lajeado foi de uma paciente de 67 anos. Os sintomas apareceram em 18 de abril e o óbito foi sete dias depois. A confirmação ocorreu na tarde de ontem por parte da Secretaria Estadual de Saúde.

A primeira vítima da doença foi um adolescente de 13 anos. A morte aconteceu em 17 de abril, com atestado por dengue em 26 do mesmo mês. A outra confirmação é de 19 de maio, trata-se de uma mulher de 72 anos, que morreu no início de abril. Outras duas mortes seguem em análise laboratorial.

Conforme o painel do Estado sobre a dengue, atualizado às 16h de ontem, nos 38 municípios da região há 5,1 mil contágios confirmados da doença. Lajeado e Arroio do Meio são os municípios com mais casos. As cidades juntas correspondem a 85% das confirmações no Vale.

Pela análise dos órgãos de controle de Lajeado, desde a metade de maio houve uma redução no número de notificações. Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, o frio reduz a presença do mosquito.

Essa tendência aparece nos números. Conforme a coordenadora epidemiológica, Juliana Demarchi, houve uma redução de 50% nas notificações do início deste mês até o dia 21.

Ainda assim, os agentes permanecem com atividades de orientação, eliminação de focos e aplicações de inseticidas em áreas com mais incidência. “A população deve permanecer atenta e responsável pelos seus espaços para que seja possível a redução adequada dos níveis de infestação que impactará no número de contaminações na próxima sazonalidade que inicia já em novembro deste ano”, alerta.

De acordo com o relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os casos de dengue são notificados em todos os meses do ano, com aumento durante a sazonalidade da doença, entre os meses de novembro a maio.

Pelo acompanhamento do portal InfoDengue, mantido pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fiocruz, a Região Sul do país é uma das principais áreas de atenção neste ano, tanto que o Ministério da Saúde aponta para um grande risco do país enfrentar uma epidemia de dengue neste ano.

Emergência em Arroio do Meio

Nesta semana, o governo federal reconheceu a situação de emergência em Arroio do Meio devido a dengue. Conforme o secretário de Saúde, Gustavo Casper, a medida facilita o acesso a recursos para campanhas de conscientização, contratação de agentes de endemias e ampliação nos horários de atendimento em saúde pública.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais