Mais e mais pré-candidatos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mais e mais pré-candidatos

Por

Infelizmente, o número de pré-candidatos do Vale do Taquari só aumenta. A crítica não é direcionada aos últimos nomes que surgiram. A crítica é direcionada aos líderes partidários que, por interesses próprios, colocam o interesse regional em último plano. Neste contexto, o pior exemplo partiu do PP. Até o momento, um dos principais partidos da região já apresenta três pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Além de Gláucia Schumacher em Lajeado, e João Braun em Estrela, agora surgiu a informação de que o empresário de Taquari, Adroaldo Couto, também é um provável postulante ao cargo eletivo. Novos nomes já são especulados em Cruzeiro do Sul e Encantado. E isso é um desastre para os anseios regionais.


Referência no estado

De acordo com o Delegado Sub-Regional da 17ª Sub-Região do CRECI, em Lajeado, Marco Aurélio Munhoz (o popular “Keko Munhoz”), o Vale do Taquari possui 736 corretores de imóveis registrados, 133 pessoas jurídicas, e 34 estagiários que atuam nos serviços de venda e locação de imóveis. Segundo ele, a nossa região chama a atenção do Estado pela pujança do setor da construção civil e pela qualidade dos produtos oferecidos. Não por menos, a nossa delegacia foi uma das primeiras a reabrir após o período mais crítico da pandemia.


• A Secretaria de Administração e Segurança Pública de Estrela nomeou uma comissão para realizar “estudos técnicos de revisão das tarifas de táxi” na cidade. O grupo será formado pelo próprio secretário, o Comandante César, além do procurador do município, Rodolfo Agostini, e do Coordenador do Departamento de Trânsito, Frederico Diehl.
• Natural de Estrela, o Desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Francisco Moesch, assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral na segunda-feira. Além do prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB), a posse do estrelense também contou com a presença de outros agentes públicos da região. Entre eles, o advogado da prefeitura de Lajeado, Henrique Reali.
• Pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Rodrigo Conte afirma que vai prestigiar o lançamento da pré-candidatura de outro postulante à Assembleia, o ex-prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup (PSDB). O evento ocorre no dia 2 de junho. Brönstrup deve retribuir a gentileza no fim de junho, quando Conte lança o seu nome ao pleito de forma oficial.
• Em Encantado, o vereador Joel Bottoni (PSDB) pediu licença do cargo por 15 dias. No lugar dele, assume a suplente Jaqueline Taborda (PSDB). O mesmo ocorre com Diego Pretto (PP), que cede espaço para Nédio Lasta (PP), o popular “Chaveirinho”.
• Também em Encantado, alguns vereadores estão ávidos pelo pagamento das emendas impositivas por parte do Executivo. Em suma, cada vereador vai despejar dinheiro público em determinados setores da comunidade, o que aumenta e muito a popularidade de cada parlamentar e dificulta a vida de futuros postulantes ao cargo eletivo. É uma ferramenta que afronta de forma crucial o indispensável princípio da impessoalidade no poder público, mas que segue aplaudida por agentes públicos, privados e, até, membros da imprensa regional.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais