Metáforas sobre DSTs e solidão afetiva tornam filme de terror essencial

Na Sua Tela

Metáforas sobre DSTs e solidão afetiva tornam filme de terror essencial

O excelente "Corrente do Mal", disponível na Netflix, oferece mais camadas do que apenas o elemento da tensão e do medo

Por

Metáforas sobre DSTs e solidão afetiva tornam filme de terror essencial
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O cinema é uma arte colaborativa e construída por muitas camadas. Muitas pessoas são necessárias para fazer um filme. E, se competente, ele também entrega muitas coisas. E o gênero do horror é um dos que melhor se presta a fazer isso. Afinal, mais do que um susto que simula uma sensação, o gênero quase sempre oferece mais camadas do que apenas o elemento da tensão e do medo. É o caso do excelente “Corrente do Mal”, que está disponível na Netflix.

Na trama, a gente acompanha Jay, uma jovem de 19 anos que vive no subúrbio de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos. Ela é uma garota que atende ao estereótipo que temos de uma americana e está prestes a, enfim, ter a primeira noite com o garoto que tem saído. E quando isso acontece, dentro de um carro num lugar afastado, ela descobre que acaba de contrair uma maldição. Sim, o garoto estava amaldiçoado por um demônio homicida que se transforma em diversas formas e para se livrar dele precisava transar com alguém.

Este é apenas o primeiro desafio que a protagonista terá – e digo desafio porque há o elemento moral colocado em questão; passar esse fardo para outra pessoa ou não. E aí está a primeira camada da obra, a ideia de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Porém, o filme vai além: ainda há o fato da entrada na vida adulta e o desencanto. A relação com o sexo é uma porta para ilustrar que as coisas não são o mar de rosas que pensamos quando mais novos. 

Enquanto isso, a terceira camada que deixa isso ainda mais claro: a cidade de Detroit. Uma megalópole da indústria, a cidade praticamente quebrou nos últimos 30 anos. Hoje, por exemplo, a cidade conta com 700 mil habitantes. Metade do que tinha na década de 1950. Sua derrocada econômica transformou a cidade num fantasma. O que a protagonista sente na pele quando vê, em cada esquina, a figura de assombrações projetadas pelo demônio que acompanha sua maldição.

“Corrente do Mal” é um excelente filme que se presta a atender diversos olhares. Vale muito seu investimento de tempo. A obra está disponível na Netflix.

Assista ao trailer:

Você pode conferir o Na Sua Tela de segunda a sexta-feira, sempre às 13h45 e 17h45 na programação da Rádio A Hora 102.9.

Ouça a edição desta terça-feira (24):


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais