Hidratação o ano todo

Caderno Você

Hidratação o ano todo

Com as temperaturas mais baixas, é comum que a pele fique ressecada. O aspecto, além de causar desconforto estético, pode indicar problemas de saúde

Por

Hidratação o ano todo
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais do que procurar por casacos, vinhos e comidas quentes, a chegada do frio exige cuidados com a pele. As baixas temperaturas tendem a deixar a pele ressecada, aspecto que indica a falta de hidratação e pode evoluir para problemas maiores.

Para ajudar a manter a pele hidratada o ano todo, o dermatologista Sandro Gularte Duarte explica quais cuidados são fundamentais. Quem não costuma tomar muita água durante o inverno já pode pensar em maneiras de mudar esse hábito.

Sandro Gularte, Dermatologista. Crédito: Divulgação

“Uma dica é aplicar hidratante após o banho”

A HORA – Quais cuidados são fundamentais para manter a pele hidratada no inverno?

Dr. Sandro – Uma dica bem importante, além de ingerir bastante água, seria evitar banhos muito quentes e demorados, e aplicar hidratantes logo após desligar o chuveiro, depois de uma secagem rápida, com a pele ainda úmida. Costumo dizer que o ideal é que em até três minutos depois de acabar o banho, o creme hidratante já tenha sido aplicado.

Quais os produtos mais indicados?

Dr. Sandro – Hidratantes e sabonetes neutros, sem perfume. Evitá-los em áreas de pele sensível ou ressecada. Cabe aqui salientar que devemos manter o uso dos filtros solares mesmo nas estações mais frias.

O que deve ser evitado?

Dr. Sandro – Além de evitar banhos quentes e muito demorados, cuidar com o sabonete em áreas de pele seca. Além disso, é importante cuidar com a exposição direta ao clima frio que pode ser um agravante de doenças.

Quais as doenças de pele mais comuns no inverno?

Dr. Sandro – No inverno, a baixa umidade do ar e a queda da temperatura causam uma diminuição na nossa transpiração corporal. Com isso, nossa pele já fica naturalmente mais seca. As doenças que mais comumente se agravam nessa estação são a dermatite atópica, a dermatite seborreica, a psoríase, a rosácea e a ictiose.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais