Três jovens da região disputam o título de 1ª prenda do RS

TRADICIONALISMO

Três jovens da região disputam o título de 1ª prenda do RS

Representantes são de Encantado, Arroio do Meio e Venâncio Aires. Evento ocorre em Bagé e encerra neste sábado, com participação de quase 30 candidatas

Por

Três jovens da região disputam o título de 1ª prenda do RS
Maria Eduarda, Amália e Letícia estão entre as 30 candidatas
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com provas de escrita, comunicação, habilidades artísticas e mostra folclórica, a 51ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul se encerra neste sábado. O encontro que ocorre em Bagé, iniciou na quinta-feira.

LEIA MAIS: Após quatro anos, projeto cultural retoma atividades em Encantado

Entre as prendas participantes, estão três representantes da 24ª Região Tradicionalista (RT): Maria Eduarda Slaifer, de Encantado, Amália Rempel Fontana, de Arroio do Meio, e Letícia Schmachtenberg, de Venâncio Aires.

Todas as candidatas representam 29 das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, e concorrem a nove títulos: três mirins, três juvenis e três adultas, além da almejada faixa de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. A etapa estadual exige, antes, concursos internos nas entidades e nas RTs, momento em que as prendas são escolhidas.

Conheça as representantes da região

Maria Eduarda Slaifer, 13 anos: representa a 24ª Região Tradicionalista como 1ª prenda Mirim,pelo Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, do qual participa há 7 anos. Na trajetória pela entidade, já foi 2ª Prenda Pré-Mirim e, em 2019, recebeu a faixa e 1ª Prenda Mirim. Dois anos mais tarde, tornou-se 1ª Prenda Mirim da 24ª RT.
Desde então, se prepara para o concurso estadual. Para ela, o tradicionalismo é uma escola para a vida. “Agradeço a cada um que cruzou meu caminho até essa ciranda, pois sozinha nunca chegaria até aqui. Obrigada por me permitirem viver este sonho”.

Amália Rempel Fontana, 16 anos: representa a 24ª RT como 1ª Prenda Juvenil. Ela ingressou no tradicionalismo em 2009, com 4 anos, quando dançava na invernada dente de leite, do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado. Amália também foi 3ª Prendinha Dente de Leite e 2ª Prenda Pré-mirim da entidade. Em 2013, quando entrou para o CTG Querência do Arroio do Meio, foi 2ª Prenda Mirim e, no ano seguinte, participou da 47ª Ciranda Regional, recebendo a faixa de 3ª Prenda Mirim da 24ª RT.
“Aprendi muito nesta gestão, e de lá nasceu o sonho de representar a minha região em um concurso estadual, por isso concorri novamente na minha entidade e na região, e conquistei o título que hoje tenho”.

Letícia Schmachtenberg, 25 anos: representa a 34ª RT como 1ª Prenda. Natural de Porto Alegre, Letícia mora em Venâncio Aires há 21 anos. Depois de já ter participado de alguns concursos, filiou-se ao CTG Chaleira Preta, como dançarina das invernadas juvenil e adulta e, mais tarde, declamadora.
Em 2016, participou do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), na modalidade Danças Gaúchas de Salão. No Chaleira Preta, foi professora de Danças Gaúchas de Salão, declamação e também da invernada de danças tradicionais Pré-Mirim. Em 2018, passou a integrar o CTG Erva Mate, onde desenvolveu atividades também como professora da invernada Pré-Mirim, além de ser uma das organizadoras do Festival Estadual Artístico Pré-Mirim – PREMIART.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais