Contratação de veterinários gera divergências entre vereadores

Arroio do Meio

Contratação de veterinários gera divergências entre vereadores

Projeto para adequação no sistema de inspeção dos frigoríficos teve emenda apresentada pelo MDB e pedido para adiar votação. Vereadores sugerem reunião para ampliar análise

Por

Contratação de veterinários gera divergências entre vereadores
Projetos voltam para a pauta em 1º de junho. Vereadores cobram mais diálogo entre os poderes (Foto: Divulgação)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O projeto de lei que autoriza a contratação temporária de dois veterinários segue em análise na câmara de vereadores. A matéria foi enviada pelo Executivo em 4 de abril e aguarda aprovação para atender pedido do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que solicita a contratação de mais um profissional no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para o acompanhamento de abates em frigoríficos e agroindústrias de emitidos.

O projeto prevê a contratação temporária por doze meses ou até o limite de 60 meses para atender uma adequação necessária do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi-POA) bem como a substituição de duas servidoras que estão afastadas por licenças saúde.

Líder de bancada do MDB, Paulo Roberto Heck, apresentou uma emenda ao projeto, entre elas que limita o prazo da contratação somente até o final de 2022, colocando o Executivo no compromisso de promover um concurso público para preencher a vaga.

Ele também alerta para ao aumento de gastos. “Em 2020 eram somente três profissionais no quadro e o número de estabelecimentos era o mesmo. Agora a proposta é contratar mais dois. Isso custaria ao mês mais de R$ 24 mil e a população nos cobra isso”, afirma.

A justificativa teve a concordância do presidente Marcelo Luís Schneider (MDB). A sugestão é que um diálogo com as servidoras afastadas seria um dos caminhos mais viáveis para organizar a gestão. “Não podemos pagar mais de cinco anos para contratações temporárias”.

Votação adiada

A emenda não teve a concordância dos vereadores da situação (Progressistas e PDT). A defesa é que as servidoras afastadas já estavam sobrecarregadas com mais de 40 horas mensais e que os empresários se mostram satisfeitos com a nova forma de fiscalização e o acompanhamento nos abates que agora é feito pelo Sistema de Inspeção da Secretaria Estadual de Agricultura.

O projeto teve o pedido de vistas da vereadora Alessandra Brod (PP) que disse não estar segura em votar na emenda apresentada pelo MDB. “O melhor caminho é uma reunião entre Legislativo e Executivo para alinhar o projeto”.

Alessandra Brod também pediu vistas no projeto que visa a implantação do programa PavimentaFácil, pela falta de diálogo com a secretaria de Planejamento. O programa prevê a pavimentação de ruas em conjunto com os moradores por meio de uma proposta apresentada pelos proprietários de terrenos ou lotes.

Na sessão em 4 de maio, dois projetos foram aprovados por unanimidade. Um trata da permissão de uso de um distribuidor de dejetos líquidos de 4 mil litros para Associação dos Moradores de Arroio Grande. O outro desapropria uma área situada na rua A, bairro São Caetano para atender uma permuta autorizada em lei com as áreas de Marino Rohr.

O projeto vai permitir a ampliação do Loteamento Popular São Caetano E o uso da área por parte do município.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais