Do jeito que está, não sobe

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Do jeito que está, não sobe

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após sete rodadas da Série B, o Grêmio soma 52% de aproveitamento. São três vitórias, dois empates e duas derrotas para a equipe que está na sexta colocação. Se fosse na Série A, seria uma boa campanha. Mas para a segunda divisão, é insuficiente. Os números mostram que do jeito que o Tricolor está, não conseguirá subir para a primeira divisão.

A Série B é disputada por pontos corridos desde 2006. Neste tempo todo, apenas uma equipe subiu com aproveitamento igual ou menor que o do Grêmio em 2022. Somente o Vitória, em 2007, conseguiu a façanha. Na ocasião, marcou 59 pontos e teve aproveitamento de 51%.

Olhei todas as partidas do Grêmio na atual campanha. Não tive em nenhum momento a certeza de que a equipe terá uma trajetória tranquila. Foram dois jogos iniciais sem vitória, uma sequência de três jogos marcando nove pontos e agora novamente dois sem vencer. Alguém consegue ter confiança no Grêmio? Eu acho que não.

O time teve mais de uma semana para treinar e fez uma má atuação contra o Ituano. Hoje terá nova chance de provar que pode dar resposta. Se não vencer o Criciúma, o alerta de crise estará ligado.


Renascimento colorado

Nem o mais otimista dos colorados esperava uma mudança tão drástica com a chegada de Mano Menezes. Está certo que o trabalho de Cacique Medina era muito insuficiente, mas o treinador gaúcho chegou e logo ajustou o time.

Mais do que achar uma equipe titular, Mano cuidou de logo ajeitar a defesa e estancou a sangria. Passou a sofrer poucos gols. O próximo passo foi melhorar o mecanismo de ataque. O Inter ainda sofre para marcar gols, mas a evolução também é clara. Os reforços também ajudaram. Bustos, De Pena, Wanderson e Alan Patrick são jogadores que arrumam qualquer equipe.

No passado recente, o torcedor colorado chegou a cogitar que a equipe seria rebaixada. Eu sempre duvidei disso. O fato é que agora o Inter passa a ser postulante a título da Copa Sul-Americana e também vê no horizonte uma trajetória tranquila no Campeonato Brasileiro.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais