Esgoto doméstico tem quantidades acima do limite da pior classe

Viver Cidades

Esgoto doméstico tem quantidades acima do limite da pior classe

Mananciais do Vale têm as piores classificações conforme os parâmetros do Índice de Qualidade da Água (IQA); confira material especial desenvolvido pelo Grupo A Hora

Por

Atualizado segunda-feira,
16 de Maio de 2022 às 19:18

Esgoto doméstico tem quantidades acima do limite da pior classe
Em em locais com maior carga de coliformes termotolerantes, o uso da água seria apenas “harmonia paisagística”, ou seja, contemplação, não sendo aconselhado o contato com a água
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No Arroio do Engenho, o resultado do parâmetro de coliformes termotolerantes aponta que o número mais provável (NMP) de bactérias em uma amostra de 100 ml de água foi de mais de 160 mil bactérias/100, enquanto que o limite da pior classe para este parâmetro (Classe 3) seria de 3,2 mil/100 ml, ou seja, de acordo as classes de enquadramento da Resolução Conama 357/2005, nestas condições e neste ponto do Arroio do Engenho seria recomendado apenas a navegação e a “harmonia paisagística”, a contemplação, não sendo aconselhado o contato direto com a água.

***Veja a primeira parte deste conteúdo aqui***

A análise, realizada pelo Laboratório Unianálises e interpretada pelo Biólogo Cristiano Steffens, da Global-Eco Consultoria Ambiental, também considerou os parâmetros da Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 2005. Além de indicar o uso da água por classe, aponta a qualidade de cada parâmetro analisado.

No parâmetro coliformes termotolerantes, os índices estão acima do limite da pior classe em 11 pontos. Este parâmetro indica, entre outros contaminantes, a presença de esgoto doméstico. No parâmetro fósforo, oito locais estão acima do limite da pior classe.

E em 15 pontos se enquadram na classe 3, em uma escala de 1 a 4 (pior). O resultado aponta para possível presença de efluentes domésticos, industriais e de atividades agropastoris (veja quadro).


Terceira parte: “É urgente a implantação de medidas que contribuam com o saneamento básico”


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais