Higienizar as mãos previne infecções

Conteúdo Patrocinado

Higienizar as mãos previne infecções

Apresentado por

Divina Providencia

O Dia Mundial de Higiene de Mãos, 5 de maio, foi estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Especialmente nesta data, destacamos a importância dessa rotina no ambiente hospitalar. Dados da OMS revelam que, em países desenvolvidos, as infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares. Nos países em desenvolvimento, podem acometer mais de 25% dos pacientes.

Além dos profissionais de saúde, a população tem um importante papel na prevenção das infecções, como ficou comprovado na pandemia de Covid-19. E isso pode ser feito por meio de uma medida simples. A higiene das mãos é um dos hábitos mais eficazes para reduzir a transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas.

O Hospital Estrela (HE), da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP), participa, anualmente, dessa campanha. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promove atividades para reforçar a importância de adotar a técnica correta e estimular a higiene de mãos entre os colaboradores.

Atividades

Uma das atividades deste ano foi a utilização da “caixa reveladora”. Com auxílio de um produto que se revela através da luz negra, ao colocar as mãos na caixa é possível identificar os pontos onde a higiene não ocorreu adequadamente. Na Parada da Segurança, os colaboradores das diversas áreas tiveram um momento para refletir sobre a necessidade de manter as mãos higienizadas, revisaram as técnicas corretas e tiveram atividades lúdicas.

“As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada ao paciente. Elas devem ser higienizadas para remover a sujeira, suor, oleosidade e microrganismos da pele. Isso interrompe a transmissão de infecções veiculadas pelo contato, além de prevenir e reduzir aquelas causadas pelas transmissões cruzadas. A higienização das mãos pode ser realizada utilizando água e sabão ou preparação alcoólica”, orienta a enfermeira Carolina Nonnenmacher, gestora do SCIH.