Mutirão de cirurgias ortopédicas contempla mais de 20 pacientes

SAÚDE

Mutirão de cirurgias ortopédicas contempla mais de 20 pacientes

Objetivo é zerar fila de 12 anos. Procedimentos ocorrem no Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo

Por

Mutirão de cirurgias ortopédicas contempla mais de 20 pacientes
Ricardo da Silva (ao centro) foi o primeiro paciente operado em Passo Fundo (Foto: Felipe Stefani)
Travesseiro

A cirurgia de Ricardo da Silva, morador de Três Saltos Baixo, foi a primeira do mutirão de mais de 20 operações ortopédicas anunciadas em janeiro pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceira com o Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo.

LEIA MAIS: Hospital de Encantado receberá novo ambulatório

O objetivo é de zerar uma fila de pacientes por procedimentos cirúrgicos. O investimento é de R$ 610 mil. As cirurgias ortopédicas estão na lista de espera do município e do Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 20 anos. O custo médio por procedimento é de R$ 20 mil.

Todos os procedimentos, desde a consulta médica, transporte e operação cirúrgica, são custeados com recursos próprios do município. Conforme o secretário, Junior Rodrigo Weizenmann, algumas pessoas optaram em realizar o procedimento por vontade própria outros, durante as consultas, não apresentaram condições médicas favoráveis.

Em maio, estão agendadas seis cirurgias de joelho. A estimativa é que sejam realizadas cinco operações por mês com o objetivo de zerar a fila de espera ainda neste ano. Ao todo serão 20 cirurgias de joelho e cinco na região da bacia e quadril.

A ordem de atendimentos segue um banco de dados da secretaria onde está registrada a data em que o paciente solicitou o procedimento. Todos as consultas e exames do hospital já foram concluídas restam apenas as cirurgias.

Para viabilizar os atendimentos, o município realizou um processo licitatório e logo após assinou um contrato com o Hospital em 20 de janeiro para realização das operações.

Reformas

Durante o ano, a secretaria também investiu na adequação da Unidade Básica do Centro. O espaço conta agora com uma sala de pequenos procedimentos e observação. Ali são realizadas mediante avaliação médica, a retirada de verrugas, unhas encravadas, curativos e aplicação de soro.

O local é equipado com um desfibrilador, aparelho de oxigênio e um monitor cardíaco de última geração, em casos mais urgentes o paciente é encaminhado para o hospital mais próximo.

Outra medida da secretaria foi a reforma Posto de Saúde de Três Saltos Baixo, com a nova pintura e reorganização do espaço. O atendimento ocorre nas segundas feiras de manhã e quintas à tarde com os médicos Fábio Pavan e Patrick Bobsin.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais