Morte por dengue aguarda confirmação

Encantado

Morte por dengue aguarda confirmação

Óbito é analisado pela Coordenadoria Regional de Saúde. Caso se confirmar, esse será o segundo relativo à doença no Vale do Taquari

Por

Atualizado segunda-feira,
16 de Maio de 2022 às 19:25

Morte por dengue aguarda confirmação
Paciente de 77 anos estava internado no Hospital Santa Terezinha e morreu nessa segunda-feira (Foto: Divulgação)
Encantado

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a confirmação do primeiro óbito no município relacionado à dengue. O caso está sob análise da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Trata-se de um homem de 77 anos, com comorbidades e morador do Bairro São José. O idoso foi internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha no dia 4 de abril e morreu na segunda-feira, dia 9.

Se confirmado, este será o segundo óbito relativo à doença registrado no Vale do Taquari. A primeira morte aconteceu em abril e trata-se de um adolescente de 13 anos, morador de Lajeado. Atualmente, Encantado possui 63 casos confirmados de dengue e outros 13 em análise.

De acordo com a agente de combate às endemias, Michele Zandonotto do Nascimento, o município encontra-se infestado pelo Aedes aegypti, transmissor das doenças arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Como estratégia de combate ao inseto, é realizado no município o programa LIRAa. “A cada quatro meses fazemos a coleta de larvas do mosquito nos quarteirões e enviamos para análise. Já a cada 15 dias visitamos pontos estratégicos, como borracharias e cemitérios, além de promover mutirões e visitas domiciliares para orientação e eliminação do foco”, explica.

Michele reforça que a população precisa fazer a sua parte, cuidar do terreno e evitar o acúmulo de água em potes ou lonas. “Já estamos aplicando multas para quem descumprir as orientações. As pessoas também podem denunciar na prefeitura, caso encontrem algum local com suspeita de criadouro do mosquito”, destaca.

Sintomas e testes

Conforme Micheli, dores nas articulações, cansaço, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, febre, manchas vermelhas, diarréia e vômito são alguns dos sintomas relacionados à dengue.

Caso o paciente esteja com estes sintomas, após cinco dias, é possível realizar o teste rápido no Posto de Saúde Central, para detectar a dengue. O resultado sai na hora. O horário de atendimento ocorre das 7h30 às 12h e de 13h às 17h. No mês de maio o horário é estendido e segue até as 21h.

“A única forma de combater a dengue é eliminar a água parada. Nós já compramos a máquina e o inseticida Cielo para passar na cidade, porém, o produto só possui 20% de eficácia, além de prejudicar o meio ambiente”, pontua. A agente de endemias diz que o produto só será utilizado com a permissão do estado e em últimos casos.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais