Saneamento pauta debate na Rádio A Hora

Viver Cidades

Saneamento pauta debate na Rádio A Hora

Resultados de análise de água de mananciais da região serão pauta do debate Viver Cidades, nesta quarta-feira (11)

Por

Saneamento pauta debate na Rádio A Hora
Água tem qualidade ruim e péssima nos locais próximos aos pontos de captação da Corsan no Rio Taquari (Foto: Luciane Eschberger Ferreira)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Falta de saneamento básico mata os rios e arroios da região”. Este é o tema do debate Viver Cidades, nesta quarta-feira, das 16h às 17h. O programa, na Rádio A Hora 102,9, tem transmissão ao vivo pelo Facebook.

LEIA MAIS: Desafios ambientais exigem soluções coletivas e inovadoras

Os resultados das análises de água de dois rios e 12 arroios da região, seus impactos e propostas para reverter a situação serão discutidos pelo biólogo da empresa Global-Eco, Cristiano Steffens, e vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, Júlio Salecker.

O Laboratório Unianálises coletou e analisou amostras de água de 23 pontos dos rios Taquari e Forqueta e dos arroios Sampaio, Grande, da Seca, Jacaré, Lambari, Boa Vista, Estrela, Forquetinha, Engenho, Encantado, Saraquá e Posses.

Os resultados, conforme o Índice de Qualidade de Água (IQA), que inclui nove parâmetros, apontam níveis ruim, para 11 pontos, e péssimo, para 12. O Rio Forqueta tem ponto considerado péssimo em Arroio do Meio e ruim em Marques de Souza.

Entre os arroios, estão classificados como péssimos o Engenho, com a pior condição, seguido pelo Encantado e Saraquá, todos em Lajeado.

Esgoto

O parâmetro coliformes termotolerantes é o indicador que melhor aponta a presença de esgoto doméstico e dejetos animais na água. O limite da pior classe para este parâmetro (Classe 3) seria de 3,2 mil/100 ml de água, conforme a Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em 11 locais, as análises mostram resultados entre 3,5 mil/100 ml e mais de 160 mil/100 ml de água. Neste pontos, o recomendável pela resolução do Conama é apenas contemplação do local, ou seja, as pessoas não devem ter contato com a água sob o risco de terem problemas de saúde. O alto índice de coliformes também prejudica a fauna aquática e onera o tratamento da água captada pelas concessionárias para distribuição à população.

Dos três pontos de captação da Corsan no Rio Taquari, a análise geral indica níveis péssimo, em Arroio do Meio e Lajeado, e ruim, em Encantado.

No parâmetro coliformes termotolerantes, em Arroio do Meio, a amostra aponta 35 mil/100 ml de água, Lajeado, 7 mil/100 ml de água. Ambos os pontos estão acima do limite da pior classe. Encantado se enquadra na classe 2 (1 a 4), com 400/100 ml de água.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais