Madeireira completa 60 anos de tradição

Marques de Souza

Madeireira completa 60 anos de tradição

Reni destaca o desenvolvimento de máquinas e tecnologias como diferencial para crescer no segmento

Por

Madeireira completa 60 anos de tradição
Foto: Divulgação
Marques de Souza

A madeireira Compagnoni surgiu em 1962, no Distrito de Bela Vista do Fão. Na época, o corte das toras era feito com uma serra movida a vapor ou por um motor a diesel. Conforme o proprietário, Reni Compagnoni, 71, o trabalho, além de lento, era quase manual, e exigia muito esforço físico.

A maioria das tábuas era destinada para construção de casas ou galpões. Apenas 14 anos depois, a primeira grande revolução do negócio ocorreu, quando o corte passou a ser feito com máquinas ligadas à energia elétrica. “Ficou tudo mais fácil e a produtividade aumentou. Se antes a gente cortava uma tábua em cinco minutos, com a novidade, serrávamos três em um minuto”, conta Compagnoni.

Na empresa, são serrados em torno de 60 metros cúbicos de madeira por semana, tudo eucalipto. Este é transformado em tábuas, postes, forro, guias, rodapés entre outros. “Ao todo são 15 produtos diferentes. Tudo é vendido para o Vale do Taquari, Rio Pardo e região Metropolitana.”

Do descarte à nova renda

Se antes a serragem era toda descartada, hoje ela virou uma nova fonte de renda para a família. Segundo o filho André Compagnoni, este material é aproveitado por olarias ou caldeiras de grandes empresas. “Todo resto de madeira é triturado. Hoje somente as cascas são descartadas”, explica.

Entre os projetos para o futuro, André destaca a ideia de montar uma filial na área central da cidade, às margens da BR-386. “Queremos apostar também na fabricação de esquadrias. Temos muitas máquinas e elas estão paradas. Será mais uma forma de diversificar o negócio”, afirma André.

André e Reni citam o crescimento do uso de madeira em vários segmentos, desde a fabricação de móveis à construção civil. Segundo eles, a madeira permite precisão de corte, tem uma boa performance estrutural e é versátil. Além disso, diminui o tempo de construção, é 100% renovável, possui um bom isolamento térmico e ainda gera uma economia no custo total da obra. A madeira consegue aliar beleza, estética e rusticidade. Deixa o espaço mais bonito e sofisticado, destacam.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais