Força das orixás femininas vira exposição na Casa de Cultura de Lajeado

FOTOGRAFIA

Força das orixás femininas vira exposição na Casa de Cultura de Lajeado

Produção fotográfica é resultado de projeto transdisciplinar da Univates

Por

Força das orixás femininas vira exposição na Casa de Cultura de Lajeado
Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A nova exposição da Casa de Cultura de Lajeado celebra a força das deusas africanas e dá vez às mulheres negras de Lajeado. A Exposição Yabás, que começa na próxima segunda-feira (9), retrata mulheres negras lajeadenses interpretando as divindades.

Yabá significa Mãe Rainha e simboliza a força das deusas africanas. O projeto é uma ideia do Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) em parceria com o Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado nesse projeto especial.

A Exposição Yabás tem o objetivo de contribuir com a desmistificação das religiões de matrizes africanas. O trabalho foi desenvolvido em uma parceria entre os cursos Técnico de Modelagem do Vestuário, Técnico em Processos Fotográficos e Técnico em Publicidade. A exposição vai até 31 de maio na Casa de Cultura.

Produção

A professora Elise Bozzetto coordenou as atividades dos estudantes, mas foram eles que realizaram a produção das fotografias e orientaram as modelos durante as sessões. Divididos em três grupos, cada um atuou em um estúdio fotográfico diferente, pelos quais todas as Yabás passaram.

De acordo com o professor Cristian Metz, coordenador do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, o figurino também foi feito pelos estudantes, com a aplicação da técnica de Moulage. As peças foram confeccionadas diretamente sobre os corpos das modelos e caracterizam a indumentária de cada uma das Yabás.

Foto: Divulgação

Representatividade e valorização da cultura

Silvia Adriana Estanislau Lima é presidente do Centro de Cultura Afro-brasileira e também foi modelo no projeto, representando Otim, orixá da caça, protetora da mata e que tem domínio sobre as águas. Ela conta que participar da produção foi uma experiência maravilhosa e que as mulheres se sentiram muito bem cuidadas e dirigidas pela equipe.

Ana Paula Lopes, que representa Oxum, é diplomada do curso Técnico em Comunicação Visual, e Eduarda da Silva Marques, que faz o papel de Obá, é graduada no curso de Relações Internacionais, ambos cursos da Univates.

De acordo com a professora Elise Bozzetto, os estudantes conectaram-se com a temática ainda antes de fazer as fotos e entenderam a importância do projeto, da valorização do culto afro e da representatividade. “Fiquei muito feliz com o resultado. Os alunos tomaram para si a importância dessa produção cultural”, finaliza.

A Exposição Yabás também será exibida no Sesc Lajeado, em junho, e na Univates, no mês de novembro.

Exposição Yabás

Quando: 9 a 31 de maio

Onde: Casa de Cultura de Lajeado

Quanto: gratuito

Ficha técnica

Promoção: Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado

Realização: Curso Técnico de Modelagem do Vestuário, Curso Técnico em Processos Fotográficos, Curso Técnico em Publicidade, Centro de Educação Profissional Univates

Modelos: Ana Paula Lopes (Oxum), Eduarda da Silva Marques (Obá), Lisiane dos Santos (Iansã), Maria Margarete Souza da Rosa (Yemanjá) e Silvia Adriana Estanislau Lima (Otim)

Fotografia: Bruna Zanetti, Conan Rosendo, Doris Gottardi, Eliezer Delazeri Jung, Estêvão Augusto Piassini, Gabriela Simone Führ, Manu Delazeri, Larissa Bonzanini Dias, Luana Beatriz Barth, Luisa Vallejo, Maíza Maria Kern da Silva, Nágila Ferreira de Almeida, Roberta dos Santos de Aquino e Tiago Felipe Primaz

Direção de Fotografia: Luiz Eugênio Gressler e Elise Bozzetto

Direção de Moda: Cristian Metz

Assistentes de Moda: Amanda Kappel, Júlia Rosa, Leonardo Sell e Marinês da Silva

Coordenação: Elise Bozzetto

Acompanhe
nossas
redes sociais