Vale busca inspirações em feira mundial para consolidar vocação

SOUTH SUMMIT

Vale busca inspirações em feira mundial para consolidar vocação

Representantes de entidades, empresários e gestores participam do South Summit, que encerra amanhã, na capital

Por

Atualizado quinta-feira,
05 de Maio de 2022 às 11:20

Vale busca inspirações em feira mundial para consolidar vocação
Assinatura de manifesto marcou união de esforços para tornar RS polo de negócios inovadores na alimentação (Foto: Thiago Maurique)
Estado

Porto Alegre respira inovação. A capital gaúcha sedia, até amanhã, um dos maiores eventos do segmento no mundo, e recebe visitantes de quase uma centena de países. Entre as muitas comitivas presentes na South Summit, está a do Vale do Taquari. São mais de 100 pessoas, que buscam conhecimento e expõem as potencialidades locais, numa troca de experiências.

A presença regional na feira foi impulsionada pelo Prêmio Nacional de Inovação, conquistado em março pelo Pro_Move Lajeado, movimento local cujo ecossistema está em desenvolvimento, mas já colhe frutos. Palestras, estandes e participação de startup integram a estratégia do Vale para consolidar vocação e atrair novos investimentos.

Hoje, um dos destaques da programação tem justamente o Vale na condição de protagonista. O painel “Ecossistemas de Inovação” terá entre os palestrantes o ex-reitor da Univates e atual presidente da Fuvates, Ney Lazzari. Ele representará o Pro_Move e estará ao lado de integrantes do Pacto Alegre (de Porto Alegre) e o Hélice (de Caxias do Sul).

Para Lazzari, a participação no South Summit faz o Vale entrar “de carona” no mapa do mundo da inovação ao lado do RS. “Nós conseguimos, lenta e vagarosamente, incluir Lajeado e região nesse mapa. Estamos entre os três movimentos mais importantes do Estado. É um orgulho muito grande para nós”, afirma.

Excelência em alimentos

O protagonismo do Vale do Taquari esteve em evidência com a assinatura do manifesto de criação da FoodTech Alliance. A rede de cooperação entre polos de inovação tem como objetivo transformar o Rio Grande do Sul em um polo de excelência em negócios inovadores na área de alimentos.

O Pro_Move atuou na estruturação da aliança, que também conta com participação dos ecossistemas de Porto Alegre, Santa Maria e Rio Grande/Pelotas. A diretora de Inovação da Tacta Food School, Cristina Leonhardt, participou da assinatura e comemora a união de ecossistemas para consolidar o setor.

“A produção de alimentos é uma das grandes vocações do Estado. Mas não só a produção de commodities, mas com a criação e desenvolvimento de foodtechs. Ou seja, empresas de cunho tecnológico que podem trazer maior agregação de valor”, salienta. Ao todo, 25 entes públicos, universidades, empresas e entidades da sociedade civil assinaram o manifesto.

De frente para o rio

O fato do South Summit ocorrer às margens do Guaíba serve de inspiração. Coordenadora do Tecnovates e secretária adjunta de Ciência, Inovação e Tecnologia, Simone Stülp, avalia que a proposta do Pro_Move Lajeado e da rota da inovação dialoga com o movimento feito na capital.

“Não podemos ficar de costas para aquilo que, talvez, seja a nossa origem. E a nossa proposta envolve isso, esta conexão com o rio. E um dos eixos temáticos do South Summit é justamente debater esta relação da sustentabilidade com a tecnologia”, pontua.

Aprendizado

A reitora da Univates, Evania Schneider, destaca a participação no evento como forma de aprendizado e também para que a região mostre o que constrói de melhor através da inovação e tecnologia.

“Para nós, da educação, estar aqui em meio a todas essas possibilidades de inovação e novas tecnologias é muito importante. Aqui olhamos o que os outros estão fazendo. Nós aprendemos muito em eventos assim”, frisa.

Participação acessível

Presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Rosa representou a APL Alimentos e Bebidas em busca de cases e startups ligadas ao setor de alimentos para contribuir com o arranjo produtivo e a indústria local.

Para ele, a proximidade do Vale com Porto Alegre contribui para uma participação maior de representantes da região. “É um evento mundial que ocorria sempre na Europa. Agora, se mostra acessível e barato. Os empresários conseguem ir e retornar no mesmo dia. Para a dinâmica dos negócios, é uma oportunidade para se inteirar desse ambiente”, afirma.

Foto: Henrique Pedersini

Cobertura multimídia

O Grupo A Hora acompanhou a abertura, com programação especial na manhã de ontem. O “Frente e Verso”, atração matinal da emissora, foi transmitido direto do Cais Embarcadero, junto ao estande montado pelo Executivo de Lajeado.

Os apresentadores Fernando Weiss e Rodrigo Martini entrevistaram autoridades, representantes de entidades e empresários ligados ao setor de inovação. A atração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. No decorrer do dia, o repórter Henrique Pedersini fez incursões na emissora, com mais entrevistas na área externa e também de dentro da feira.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais