Região apresenta novo roteiro de turismo rural

ENCANTADO

Região apresenta novo roteiro de turismo rural

Caminho da Felicidade reúne 14 empreendimentos de cidades da microrregião de Encantado. Evento para convidados ocorre em 18 de maio

Por

Região apresenta novo roteiro de turismo rural
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de desenvolver o turismo rural a partir das potencialidades da região é que surge o roteiro Caminho da Felicidade. A inauguração oficial está marcada para ocorrer na quarta-feira, 18, às 16h30, na Dona Chica, no Bairro Santo Antão. O local integra os 14 empreendimentos que fazem parte da rota que contempla os municípios de Encantado, Muçum e Nova Bréscia.

O atrativo foi criado a partir de curso de turismo rural desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local das agroindústrias familiares do Vale do Taquari (APL), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Conforme a vice-presidente, Renata Pretto Ferrari, o grupo foi idealizado ainda no ano passado, porém, se fortaleceu após a construção do Cristo Protetor. “A ideia é que estes empreendimentos acolham os turistas que vierem conhecer o monumento e as belezas da região. Desta forma, a economia permanece nestes municípios”, observa.

Cada um com suas particularidades, os pontos que também podem ser visitados de forma individual oferecem gastronomia, vivências em meio a natureza, artesanato e hospedagem. Em breve, o roteiro Caminho da Felicidade poderá ser adquirido por meio de agências credenciadas.

Identidade visual

Durante o encontro destinado para convidados, será apresentada a marca oficial do roteiro Caminho da Felicidade. Desenvolvido pela agência CAPP, de Roca Sales, a logomarca traz em seus traços o desenho de uma flor sendo abraçada, fixada em um ícone de localização.

Renata explica que o abraço remete ao acolhimento e ao bem receber. A flor está atrelada à natureza do Vale do Taquari, bem como as tonalidades na cor verde. Já as cores vermelho e laranja demonstram a riqueza da alimentação e das comidas típicas.

Mais pontos do roteiro

Recanto Encantado – Um refúgio em meio a mata, com trilha de 2km. Na propriedade há um portal energético para recarregar as energias e fazer um happy hour. O local fica na Linha Camping, no Bairro Jacarezinho.

Pitayas Jacaré – Na ERS-332, na Linha Jacaré, em Encantado, o visitante faz um passeio pelo pomar com degustação. É possível ainda, conhecer os benefícios da plantação.

Vivenda Altos da Glória – Experiência gastronômica e sensorial com ambientes integrados e possibilidade de hospedagem. O espaço fica na Linha São Roque, em Encantado.

Paraíso das Pedras – Com culinária italiana, o local em meio à natureza também é destinado para festas e eventos. Fica na Linha Stefânia, em Nova Bréscia.

Dona Chica – Restaurante requintado aliado a casa de eventos. O local fica no Morro dos Calvi, no Bairro Santo Antão em meio a natureza.

Casa Brandão – Almoço e café colonial. Na área externa é possível fazer piquenique. Localizado na Linha Santa Lúcia, em Muçum, próximo ao V13.

Belvedere Encantado – O espaço localizado na Linha Chiquinha, possibilita o turista fazer piquenique em meio à natureza e conhecer o mirante da ferradura do rio Taquari.

Agroindústria Slaifer – Localizada na Linha Divertida em Encantado, o espaço proporciona visitação de colhe e pague de morango e figo. Disponibiliza café colonial e degustação dos produtos.

Alma de Gato – Cutelaria com produção de facas artesanais, além de produtos em madeira. O local fica na Linha São Roque, em Encantado.

Sítio Pedagógico Vô Calvi – Vivências em meio à natureza que contribuem para o bem-estar físico, emocional e cognitivo de crianças, jovens e adultos. O espaço está localizado no Bairro Santa Clara, em Encantado.

Linha Arroio Porongo – Na Barra do Coqueiro, em Encantado, o visitante conhece trilha, cascata e arroio. No local há hospedagem para descanso.

Família Laste – Na Linha Stefânia, em Nova Bréscia, o visitante pode degustar vinhos coloniais e outros produtos derivados de uva.

Hotel Hengu – Empresa familiar que atua há mais de 30 anos em Encantado. A hospedagem fica no Bairro Lambari, com possibilidade de café da manhã e almoço.

Hotel Rizzi – Com o slogan “Nossa família recebe a sua”, a hospedagem também oferece café da manhã. O local fica às margens da ERS-129.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais