Projeto social oferece ensaio fotográfico  a gestantes

Bom Retiro do Sul

Projeto social oferece ensaio fotográfico a gestantes

Destinada a grávidas em situação de vulnerabilidade social, iniciativa já contemplou 16 mulheres

Por

Projeto social oferece ensaio fotográfico  a gestantes
Vitória está no final da gestação e fez as fotos na segunda-feira (25)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O projeto Retrato de Amor propõe ensaios fotográficos para mulheres grávidas assistidas pelos programas Primeira Infância Melhor (Pim) e Criança Feliz (CF). De cunho social, a iniciativa surgiu em 2020 e já presenteou 16 gestantes com as fotos.

Todas as mulheres registradas no Cadastro Único, destinado a famílias em extrema pobreza, e que são atendidas nos programas podem participar de forma gratuita. Os ensaios ocorrem nos pontos turísticos da cidade, como a Barragem Eclusa, que possibilita vários cenários para registrar a espera dos filhos.

De acordo com a coordenadora do Pim/CF e autora das fotos, Bruna Cardoso, todas as imagens são colocadas em um DVD, que é entregue junto com mais três fotos impressas para as futuras mães.

“A maioria das mulheres que participam dos ensaios se encontram em alguma situação de vulnerabilidade. Por isso, consideramos importante registrar essa fase da gravidez e decidimos criar esse programa para presentear elas”, comenta. Para Bruna, o projeto tem a capacidade de estimular os vínculos familiares.

Hoje, o Pim/CF possui quatro mulheres que auxiliam nestas demandas. Além de encaminhar o processo do ensaio, elas acompanham, ajudam na escolha das poses e roupas e ficam presentes durante todo o ensaio.

Vitória do Couto Mallmann, 18, gestante de 36 semanas e atendida nos programas, fez as fotos na segunda-feira, 25. Como está no final da gestação, logo teve seu ensaio marcado. “Estou feliz de estar aqui registrando esse momento. Vai ser muito bom poder guardar essas lembranças”, afirma.

Ela estava acompanhada de seu marido, Vitor Mallmann, que também participou das fotos. Para incrementar o ensaio, eles levaram roupas de nenê, acessórios com o nome e imagens da ecografia.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais