Lajeado decreta situação de emergência devido ao surto de dengue

SAÚDE

Lajeado decreta situação de emergência devido ao surto de dengue

Decreto n° 12.733 entrou em vigor nesta terça-feira (26) e tem vigência de 180 dias. Veja detalhes

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Abril de 2022 às 08:55

Lajeado decreta situação de emergência devido ao surto de dengue
Foto: Arquivo A Hora
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Lajeado decretou situação de emergência devido ao surto de dengue que atinge o município. Publicado na tarde desta terça-feira (26), o decreto n° 12.733 leva em consideração a infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O decreto permitirá a contratação de novas equipes e a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao combate do mosquito. Além disso, autoriza o município a realizar a visita a imóveis públicos e particulares para eliminação do mosquito, inclusive por ingresso forçado nos casos de situação de abandono, recusa para liberar o acesso dos agentes ou se não houver alguém que possa permitir o acesso de agente público.

O decreto entrou em vigor a partir de sua publicação e tem vigência de 180 dias. Você pode conferi-lo na íntegra aqui.

A situação em Lajeado

Mais cedo, a equipe da Secretaria de Saúde (Sesa) e o prefeito, Marcelo Caumo. se reuniram com os agentes comunitários de saúde. O objetivo era reforçar as orientações sobre a importância da atuação dos agentes no combate ao mosquito em residências.

“Todas as nossas atividades são para combater a dengue no curto, médio e longo prazo, e precisamos estar reforçando essas ações a todo momento. Já estamos com ações em escolas, com o Meio Ambiente, com a Saúde e precisamos atingir o maior número de residências possíveis”, avaliou Caumo.

Até segunda-feira (25), Lajeado registrava 1.668 casos positivos de dengue. A partir da próxima semana, a equipe da Vigilância Epidemiológica e Ambiental vai disponibilizar um mapa de calor mostrando onde foram notificados os casos de dengue, com base nos dados da semana anterior.

Além disso, também está previsto o início de uma ação coordenada nas escolas do município para orientar e informar a comunidade escolar e as famílias sobre os cuidados necessários com o mosquito, o combate aos criadouros e a necessidade de manter a atenção mesmo durante o inverno.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais