Segunda cidade com mais casos, Lajeado reforça combate a dengue

SAÚDE

Segunda cidade com mais casos, Lajeado reforça combate a dengue

Município soma 993 confirmações da doença, de acordo com monitoramento do Estado, o que representa 218 casos a menos que Porto Alegre

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Abril de 2022 às 08:59

Segunda cidade com mais casos, Lajeado reforça combate a dengue
Foto: Arquivo A Hora

Lajeado é o segundo município do Rio Grande do Sul com maior número de casos de dengue, atrás apenas de Porto Alegre. Cerca de 9,5% dos contágios do estado são de Lajeado, que acumula 993 confirmações da doença.

Na plataforma de monitoramento do Piratini, o estado acumula 10.547 casos confirmados nas 18 coordenadorias regionais de saúde. Destas, 9.002 contaminações são autóctones, que aconteceram no próprio município.

Em 2020, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) confirmou 3 casos. Em 2021, foram 772 casos confirmados. Nos quatro primeiros meses de 2022, a 16ª CRS já contabiliza 1.729 casos positivos.

Segundo a coordenadora do departamento de Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, o principal motivo para o grande número de casos é a infestação do Aedes aegypti, associada a distribuição de casos positivos em todos os bairros, o que leva a uma rápida disseminação da doença. “Estudos apontam que um mosquito contaminado pode transmitir a doença para até 300 pessoas.”

Defasagem nos dados

Para que a diferença dos números dos municípios e do Estado não seja tão grande, o governo deve publicar, ainda nesta semana, uma portaria que obriga os municípios a encaminharem os dados da dengue em até 72 horas, o que fará com que os dados municipais e estaduais não tenham tanta divergência.

Pelos dados locais, Lajeado já contabiliza 1.547 casos confirmados da doença. Segundo Juliana, a alteração ocorre pois o município contabiliza o caso no momento em que recebe e qualifica a notificação por parte dos serviços de saúde.

“O Estado só sabe do caso quando a vigilância lançar a investigação na plataforma do Ministério da Saúde, o que não ocorre com a mesma velocidade. Sendo assim, os números do município são mais próximos da situação atual”, Juliana.

Os bairros com maior número de casos em Lajeado são Florestal (210), Jardim do Cedro (139), Centro (110), São Cristóvão (107) e Moinhos (100).

Contratação de novos agentes

Para tentar frear o avanço da dengue, a administração de Lajeado reforçará o trabalho dos agentes de combate a endemias.

Projeto de lei que autoriza a contratação temporária de dez novos profissionais foi aprovado ontem na câmara de vereadores.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais