Cura em meio à tradição

Comportamento

Cura em meio à tradição

Juremar Soares da Costa decora cascas de ovos recheados com amendoim para a Páscoa. Mais do que um negócio, a prática serve para manter a mente saudável

Por

Cura em meio à tradição
"Faço tudo pela minha filha, e pelas crianças que recebem os ovinhos.”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pelas mãos de Juremar Soares da Costa, quase 3 mil ovinhos decorados foram produzidos no interior de uma residência de Estrela para a Páscoa. Recheadas com amendoim doce, as cascas são pintadas à mão, e recebem ornamentações como chapéus, roupas ou orelhas de coelho. Tudo é feito de forma artesanal, e, mais do que um negócio, para a ex-merendeira, a prática é cura e superação.

Juremar e o marido, Enio Inácio da Costa, casados há 44 anos, se ajudam na hora da produção. Enquanto ela decora, ele cozinha o açúcar, torra e assopra as cascas dos quase 50 kg de amendoim.

No início, a atividade era um momento passado com os filhos. Mas, depois da morte da filha mais velha, quando ela tinha 18 anos, o artesanato virou um processo para se recuperar da depressão.

Negócio e lazer

Quando atuava como merendeira, ela levava os ovos decorados para as escolas, e voltava sempre de mãos vazias, já que os professores e alunos pediam para ficar com as produções. Há cinco anos, ela passou a vender o que pintava e, hoje, comercializa para pequenos bazares da região, de Porto Alegre, e até mesmo de fora do estado, em Santa Catarina e São Paulo.

Apesar disso, para ela, não é o financeiro que importa. “Faço tudo pela minha filha, e pelas crianças que recebem os ovinhos”, destaca.

As produções são vendidas em bandejas com 30 tipos diferentes de decorações. Algumas são de coelhos, outras de frutas, outras de diferentes rostos. Criatividade não falta para Juremar que, mesmo sem ter feito cursos na área, se destaca pela vivacidade de suas pinturas.

Trabalho em equipe

Mas, para que seja possível produzir os quase 3 mil ovos, é preciso colaboradores. Enio conta que faz parcerias com padarias e compra os ovos dos estabelecimentos comerciais. Quando precisam comprar ovos inteiros, doam as claras e as gemas para os vizinhos. Nada vai fora, e o projeto se tornou, também, solidário. Todo ano, a comunidade já espera os amendoins doces do casal. Eles colocam alguns sacos recheados em um banco em frente à casa e, quem quiser, pode pegar os doces. O mesmo é feito no Natal, com presentes para as crianças.

Este ano, a produção parou no dia 17 de março, mas alguns ovos ainda podem ser encontrados em estabelecimentos como: Mercado Brodhaus, Ponto Doce, Fruteira da Horta, Doces Tentações e Casa do presente.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais