Vale aumenta presença no mapa do turismo nacional

Economia

Vale aumenta presença no mapa do turismo nacional

Amturvales entregou ontem certificados a autoridades de 32 dos 35 municípios associados. Os demais devem ser habilitados em maio. Iniciativa possibilita obtenção de recursos federais por meio do Ministério do Turismo ou de emendas parlamentares

Por

Vale aumenta presença no mapa do turismo nacional
Evento no Estrela Palace oficializou ingresso da maior parte das cidades do Vale no mapa do turismo brasileiro
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Até 2024, a maior parte dos municípios da região estarão inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. A oficialização ocorreu ontem à noite, em cerimônia promovida pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), no Estrela Palace Hotel. Na ocasião, ocorreu a entrega dos certificados a prefeitos e presidentes dos conselhos municipais de turismo.

Os certificados são parte do Programa de Regionalização do Turismo, processo para habilitação dos municípios. Como efeito prático, conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, poderão buscar recursos para investimentos no setor, seja direto com o Ministério do Turismo ou através de emendas parlamentares de senadores e deputados federais.

Arenhart salienta que aumentar a regionalização era uma meta em sua gestão. Na última vez que foi atualizado, em 2020, o Mapa do Turismo contava com 22 municípios associados à Amturvales. “Hoje colocamos 32 dos 35. Fomos a governança do Rio Grande do Sul que mais conseguiu elevar o número de municípios regionalizados no turismo. Tínhamos condições para isso”, destaca.

Hoje, dos associados, estarão de fora apenas Doutor Ricardo, Itapuca e Putinga. Contudo, segundo Arenhart, o Ministério do Turismo abrirá uma nova janela em maio, que permitirá a habilitação. Por outro lado, municípios como Canudos do Vale, Forquetinha e Tabaí, que não são associados à entidade, ficarão de fora. “Eles não poderão pleitear estes aportes”.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor. Tem o objetivo de definir políticas públicas, tais como a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação.

Etapas para habilitação

O processo para obtenção do certificado, conforme Arenhart, não era simples. O ingresso dos municípios no Mapa do Turismo dependia do cumprimento de uma série de requisitos, como ter um conselho municipal e um plano municipal de turismo e empresas ou empreendedores cadastrados no CadasTur.

“Foram cinco meses de trabalho intenso junto aos prefeitos, secretários e presidentes dos conselhos municipais. Quando iniciou o processo, eu falei que nossa meta era regionalizar todos. E eles ajudaram muito. Até me assustei com a quantidade de documentos, mas deu tudo certo”, frisa. Como próxima meta, Arenhart projeta a criação de uma equipe de profissionais para elaboração de projetos aos municípios.

Valorização

Bom Retiro do Sul se associou à Amturvales ano passado. Neste ano, conseguiu a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro. Para o prefeito Edmilson Busatto, trata-se de um importante passo para impulsionar o turismo no município. “Agora temos a possibilidade de buscar recursos, o que não conseguíamos antes e, muitas vezes, não entendíamos o motivo”, ressalta.

Com a habilitação, segundo Busatto, a ideia é elaborar um projeto com desapropriação de uma área junto à margem do rio Taquari. “Muitas pessoas de outras regiões fazem passeios ciclísticos e chegam até a Barragem Eclusa. Precisamos preparar melhor a margem do rio para isso e fomentar o turismo, fazer com que mais visitantes se interessem por nós”.

Municípios que ingressaram neste ano no Mapa do Turismo

– Bom Retiro do Sul
– Capitão
– Coqueiro Baixo
– Paverama
– Poço das Antas
– Pouso Novo
– Relvado
– Santa Clara do Sul
– Taquari


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais