Escolher a profissão pode ser mais fácil

EDUCAÇÃO

Escolher a profissão pode ser mais fácil

Autoconhecimento é fundamental para uma decisão sólida. Entender o mercado de trabalho é outro passo importante

Por

Escolher a profissão pode ser mais fácil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O fim do Ensino Médio traz um dos maiores questionamentos que um adoslecente pode enfrentar: a escolha da profissão. A decisão precisa ser tomada com pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho e pode ditar os rumos de toda vida. Nada impede a mudança de profissão, independente da idade, mas o vestibular costuma soar como permanente.

Para a proprietária da franquia QCarreira em Lajeado, Cristiane Schwertner, o autoconhecimento é fundamental. “Além de priorizar o conhecimento sobre si, é preciso associá-lo ao conhecimento do mercado de trabalho, ou seja, qual profissão está sendo mais demandada ou a profissão que tem a perspectiva de crescimento”, destaca.

O que pode dificultar o processo é a quantidade de informações que chegam aos jovens e impedem a reflexão sobre a própria personalidade. Além disso, não saber como é o dia a dia da profissão colabora para a insegurança.

Quais profissões estão em alta no mercado?

Clássicas:
Sempre requisitadas, profissões como Medicina, Direito, Engenharia e Odontologia, seguem em alta. “A psicologia também tem despontado como área de grande interesse”, complementa Cristiane.

Tendências:
Há carreiras que têm se sobressaído, como aquelas da área de tecnologia e informática, em geral com mais vagas no mercado. Outro ramo que tem crescido é o do marketing e comunicação, em especial no ramo digital, diante do uso das redes sociais e da necessidade de se comunicar com o público.

Segurança e aventura:
“Houve aumento de interesse também pelas carreiras militares, que oferecem segurança e um trabalho instigante”, comenta Cristiane. Essas profissões incluem desde as carreiras mais clássicas, até profissões como a engenharia aeronáutica, por exemplo.

Relacionadas ao bem-estar:
Carreiras relacionadas ao bem-estar geral, cuidado com o corpo e a mente, tanto na área da beleza, quanto holística, espiritual, e todas as espécies de terapias para promover a integralidade do ser humano.

Mercado pet:
O ramo de oferta de serviços destinados a animais domésticos também apresenta crescimento. Tanto a veterinária quanto a administração de empresas do ramo podem ser uma boa alternativa.

Você sabia?

  • 54% dos estudantes do ensino médio se sentem indecisos sobre qual carreira seguir
  • 63% dos estudantes de graduação desistem do curso escolhido
  • 72% dos profissionais estão infelizes ou insatisfeitos com suas profissões
  • 47% da força de trabalho até 2025 será de robôs. Estima-se que 85 milhões de postos de trabalho serão totalmente automatizadas até 2025

Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais