Câmara de Lajeado adia votação de verba para Expovale e Construmóbil

Política

Câmara de Lajeado adia votação de verba para Expovale e Construmóbil

Lorival Silveira (PP) pediu mais tempo para análise. Projeto para equipar laboratório de inovação foi aprovado por unanimidade

Por

Atualizado quarta-feira,
06 de Abril de 2022 às 09:04

Câmara de Lajeado adia votação de verba para Expovale e Construmóbil
Em meio a críticas à saúde pública, Silveira questionou a prioridade dos repasses públicos. Crédito: Ramiro Brites
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A apreciação do projeto de lei para encaminhar R$ 280 mil à 22ª Expovale e à 10ª Construmóbil foi adiada. O vereador Lorival Silveira (PP) pediu vistas. A solicitação foi reprovada por seis parlamentares, mas a maioria do plenário permitiu o adiamento da discussão sobre a proposta.

O progressista foi crítico às entidades recorrerem, de forma habitual, ao orçamento municipal na organização de eventos. Segundo ele, os eventos ocorrem apenas em novembro e, por isso, a concessão de verba pode ser discutida com mais tempo. “É muita grana para fazer essa feira. É mais de um quarto de milhão de reais. E falta dinheiro para saúde”, criticou Silveira.

Três modificações do texto foram adicionadas à proposta. A vereadora Ana da Apama (MDB) sugeriu que, como contrapartida, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promovesse uma campanha de arrecadação de alimentos para animais durante as feiras. Os donativos deveriam ser entregues às organizações protetoras dos animais.

Já o parlamentar Carlos Ranzi (MDB), propôs que o dinheiro fosse concedido, desde que a feira tivesse um estande para o Poder Público. Os vereadores Lorival Silveira e Sérgio Kniphoff (PT) sugeriram condições ao repasse.

Eles querem que a entidade preste contas após os eventos. Caso haja lucro, a cedência da verba pública deveria ser devolvida ao município, conforme a emenda. A Acil estima um orçamento milionário na organização de ambas as feiras, que neste ano ocorrerão ao mesmo tempo. A associação espera centenas de milhares de visitantes nas feiras.

Laboratório de inovação

O projeto de lei que destina R$ 96,6 mil para compra de mobiliário ao Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá) foi aprovado por unanimidade.

Parlamentares da bancada do MDB questionaram a necessidade do Labilá ser instalado em imóvel alugado. A vereadora Paula Thomas (PSDB) respondeu que isso não interferia na votação do projeto de lei, uma vez que a verba é destinada à compra de equipamentos, que podem ser realocados.

Em princípio, o laboratório de inovação será sediado no Centro Histórico, ao lado da Praça do Chafariz. Dois galpões devem ser locados para as atividades do Labilá.

Acompanhe
nossas
redes sociais